Os três modelos de gestão pública na história do Brasil são:...
Os três modelos de gestão pública na história do Brasil são: Patrimonialista, Burocrático e Gerencial. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A Burocrática apresenta especificidades como a não separação entre o que é público e privado e divisão do trabalho.
( ) A Gerencial preconiza que o governo deve normatizar processos e predominar a vontade unipessoal do dirigente.
( ) A Patrimonialista caracteriza-se pela separação entre propriedade e administração e cargos públicos ocupados por meritocracia.
( ) A Gerencial fundamenta-se pela eficiência, qualidade do serviço público e empreendedorismo.
Assinale sequência correta.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - F, F, F, V
Vamos entender melhor cada afirmativa e o porquê da alternativa correta:
(F) A Burocrática apresenta especificidades como a não separação entre o que é público e privado e divisão do trabalho.
Esta afirmativa está incorreta. O modelo Burocrático é caracterizado justamente pela separação entre o que é público e o que é privado, buscando evitar a corrupção e o nepotismo que eram comuns no modelo Patrimonialista. Além disso, ele introduziu a meritocracia e uma clara divisão do trabalho com regras e procedimentos formais.
(F) A Gerencial preconiza que o governo deve normatizar processos e predominar a vontade unipessoal do dirigente.
Esta afirmativa também está incorreta. O Modelo Gerencial enfatiza a eficiência, a qualidade dos serviços públicos e a responsabilidade dos gestores, focando mais em resultados do que em processos normativos. A vontade unipessoal do dirigente é característica do modelo Patrimonialista, não do Gerencial.
(F) A Patrimonialista caracteriza-se pela separação entre propriedade e administração e cargos públicos ocupados por meritocracia.
Esta afirmativa está incorreta também. O Modelo Patrimonialista é, na verdade, caracterizado pela confusão entre o que é público e o que é privado, onde os recursos do Estado são tratados como propriedades do governante. Os cargos públicos não são ocupados por meritocracia, mas por indicações pessoais e nepotismo.
(V) A Gerencial fundamenta-se pela eficiência, qualidade do serviço público e empreendedorismo.
Esta afirmativa está correta. O Modelo Gerencial surgiu para superar as limitações dos modelos anteriores, focando na eficiência administrativa, qualidade dos serviços prestados e inovação através do empreendedorismo no setor público. Ele busca aplicar práticas do setor privado na administração pública para obter melhores resultados.
Espero que essa explicação tenha esclarecido suas dúvidas. Caso precise de mais alguma informação, estou à disposição!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab: A.
Administração Pública Patrimonialista – “No patrimonialismo, o aparelho do Estado funciona como uma extensão do poder do soberano, e os seus auxiliares, servidores, possuem status de nobreza real. Os cargos são considerados prebendas. A res publica não é diferenciada das res principis. Em conseqüência, a corrupção e o nepotismo são inerentes a esse tipo de administração.” (PDRAE, 1995, p.15)
Administração Pública Burocrática – “Surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo patrimonialista. Constituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a idéia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional-legal. Os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori. Parte-se de uma desconfiança prévia nos administradores públicos e nos cidadãos que a eles dirigem demandas. Por isso são sempre necessários controles rígidos dos processos, como por exemplo na admissão de pessoal, nas compras e no atendimento a demandas”. (PDRAE, 1995, p.15)
Administração Pública Gerencial – “[...] A eficiência da administração pública - a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços, tendo o cidadão como beneficiário torna-se então essencial. A reforma do aparelho do Estado passa a ser orientada predominantemente pelos valores da eficiência e qualidade na prestação de serviços públicos e pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizações”. (PDRAE, 1995, p.16)
Fonte: http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=14742
A Burocrática apresenta especificidades como a não separação entre o que é público e privado e divisão do trabalho. PATRIMONIALISTA
A Gerencial preconiza que o governo deve normatizar processos e predominar a vontade unipessoal do dirigente. BUROCRÁTICA
A Patrimonialista caracteriza-se pela separação entre propriedade e administração e cargos públicos ocupados por meritocracia. BUROCRÁTICA
LETRA A
tenham fé e não medo!
VITORIA!
perseverança
disciplina
foco
FÉ
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo