Em relação aos agregados macroeconômicos, a seus relacionam...
No sistema de contas nacionais trimestrais do Brasil, calculadas pelo IBGE, são determinadas duas séries de números-índices, uma com base no ano anterior e uma encadeada com referência em 2000.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (4)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito C
Contas Nacionais Trimestrais
Apresenta os valores correntes e os índices de volume (1995=100) trimestralmente para o Produto Interno Bruto a preços de mercado, impostos sobre produtos, valor adicionado a preços básicos, consumo pessoal, consumo do governo, formação bruta de capital fixo, variação de estoques, exportações e importações de bens e serviços. São calculadas duas séries de números-índices: a com base no ano anterior e a encadeada com referência em 2000 (1995 = 100). A série encadeada é ajustada sazonalmente pelo X12-ARIMA possibilitando o cálculo das taxas de variação em relação ao trimestre imediatamente anterior.
No IBGE, a pesquisa foi iniciada em 1988 e reestruturada a partir de 1998, quando os seus resultados foram integrados ao Sistema de Contas Nacionais, de periodicidade anual.
Em 2007, continuando a compatibilidade com o Sistema anual, as Contas Nacionais Trimestrais também foram reformuladas, passando para a referência 2000.
As ponderações anuais são obtidas a partir deste novo sistema de contas.
Periodicidade: Trimestral
Abrangência geográfica: Brasil
fonte : http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/pib/defaultcnt.shtmClique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo