Não é, porém, o aspecto eleitoral que me interessa aqui, ma...
Leia o texto que se segue e responda à questão.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: E
A banca quis confundi-los a pensar que o termo "substantiva" não fosse adjetivo. Mas veja..... "a questão substantiva" ===> Que tipo de questão temos? UMA QUESTÃO DO TIPO SUBSTANTIVA! Portanto, temos um adjetivo que qualifica o tipo de questão. O "mais" que retirei da frase para fins didáticos é adjunto adverbial de INTENSIDADE.
P.S: OS ADVÉRBIOS MODIFICAM OS VERBOS, ADVÉRBIOS OU ADJETIVOS. E, PRINCIPALMENTE, SÃO VARIÁVEIS. VIDE:
Ex: "As questões mais SUBSTANTIVAS.... ".
RESPOSTA E
- "Porém" introduz uma ideia de adversidade, indicando que o aspecto eleitoral não é o foco principal do interesse do autor. Ele sugere uma oposição ou contraste em relação ao que foi mencionado anteriormente.
- "Mas" é utilizado novamente para expressar adversidade, estabelecendo uma oposição entre o aspecto eleitoral e a questão mais substantiva da imigração. Ele reforça a ideia de que o autor está direcionando sua atenção para um assunto diferente e de maior importância.
- "Mais" é empregado para intensificar a importância da questão mais substantiva da imigração em relação ao aspecto eleitoral. Ele destaca que essa questão é ainda mais relevante e significativa para o autor.
#UFAL2023
Não é, porém, o aspecto eleitoral que me interessa aqui, mas a questão mais substantiva de definir se a imigração é boa para o país.
Os adjuntos adverbiais de intensidade fornecem à oração a ideia de intensidade, força, tal como:
muito, pouco, mais, menos, bastante, extremamente, intensamente.
Então, eliminamos B, C e D.
Logo, a alternativa A eliminimos pois "Porém" não introduz idéia de comparação e sim de adversidade, indicando que o aspecto eleitoral não é o foco principal do interesse do autor.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo