Assinale a alternativa correta quanto à modalidade de decla...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Olá, aluno!
Vamos analisar a questão e comentar as alternativas. A alternativa correta é a Alternativa E, que afirma que a Declaração é o documento psicológico mais objetivo e sucinto entre todos.
Agora, vamos entender por que essa alternativa está correta e as outras não.
Alternativa E: A Declaração é o documento psicológico mais objetivo e sucinto entre todos.
Essa é a resposta correta porque, de acordo com as Resoluções do Conselho Federal de Psicologia, a Declaração é um documento breve que tem como objetivo apenas informar algo específico sem a necessidade de uma narrativa detalhada. Esse tipo de documento é utilizado para atestar um fato ou uma informação pontual, sendo, portanto, o mais objetivo e sucinto entre os documentos psicológicos.
Alternativa A: Na estrutura, o nome do solicitante deve ser a terceira informação a constar no documento.
Essa alternativa está incorreta porque não há uma regra específica que determine a ordem exata das informações na estrutura de uma Declaração, principalmente sobre o nome do solicitante ser a terceira informação. A estrutura pode variar dependendo do contexto e das necessidades específicas do documento.
Alternativa B: Presta-se também a comunicar o diagnóstico de condições mentais que incapacitem a pessoa atendida, com fim de justificar estar apto ou não para atividades específicas, após realização de um processo de avaliação psicológica.
Essa alternativa está incorreta. A descrição se refere mais ao Laudo Psicológico ou Relatório Psicológico, que são documentos mais detalhados e utilizados para comunicar diagnósticos e avaliações. A Declaração não se presta a essa finalidade mais complexa.
Alternativa C: A Declaração psicológica é uma peça de natureza e valor técnico-científico, devendo conter narrativa detalhada e didática, com precisão e harmonia, mas de linguagem acessível e compreensível ao destinatário.
Essa alternativa está incorreta. A descrição dada se refere mais ao Relatório Psicológico, que exige uma narrativa detalhada e explicativa. A Declaração, por sua vez, é mais simples e direta, sem a necessidade de uma narrativa extensa.
Alternativa D: Pode abranger finalidades diversas a depender do contexto de solicitação.
Embora a Declaração possa realmente servir a diversas finalidades, o foco principal da questão é sobre a natureza objetiva e sucinta da Declaração, o que faz da alternativa E a mais precisa e correta.
Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Caso precise de mais alguma ajuda, estarei à disposição.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
RESOLUÇÃO CFP 06/2019 COMENTADA ORIENTAÇÕES SOBRE ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCRITOS PRODUZIDOS PELA(O) PSICÓLOGA(O) NO EXERCÍCIO PROFISSIONA
Modalidades de Documentos
Art. 8.º Constituem modalidades de documentos psicológicos:
I - Declaração;
II - Atestado Psicológico;
III - Relatório: a) Psicológico; b) Multiprofissional;
IV - Laudo Psicológico;
V - Parecer Psicológico.
Art. 9.º Declaração consiste em um documento escrito que tem por finalidade registrar, de forma objetiva e sucinta, informações sobre a prestação de serviço realizado ou em realização, abrangendo as seguinte informações:
I - Comparecimento da pessoa atendida e seu(sua) acompanhante;
II - Acompanhamento psicológico realizado ou em realização;
III - Informações sobre tempo de acompanhamento, dias e horários.
Gab E
Art. 9.º Declaração consiste em um documento escrito que tem por finalidade registrar, de forma objetiva e sucinta, informações sobre a prestação de serviço realizado ou em realização, abrangendo as seguinte informações:
Gab E
Art. 9.º Declaração consiste em um documento escrito que tem por finalidade registrar, de forma objetiva e sucinta, informações sobre a prestação de serviço realizado ou em realização, abrangendo as seguinte informações:
Estrutura
§ 2.º A declaração deve apresentar as informações da estrutura detalhada abaixo, em forma de itens ou texto corrido:
I - Título: "Declaração"
II - Expor no texto:
a) Nome da pessoa atendida: identificação do nome completo ou nome social completo;
b) Finalidade: descrição da razão ou motivo do documento;
c) Informações sobre local, dias, horários e duração do acompanhamento psicológico.
III - O documento deve ser encerrado com indicação do local, data de emissão e carimbo, em que conste nome completo ou nome social completo da(o) psicóloga(o), acrescido de sua inscrição profissional e assinatura.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo