Sobre a Limpeza de bocas-de-lobo ou caixas de ralo, analise ...
Sobre a Limpeza de bocas-de-lobo ou caixas de ralo, analise os itens a seguir:
I. É uma atividade que deve ser executada regularmente junto com a varrição. Tem por objetivo garantir o perfeito escoamento das águas pluviais e impedir que o material sólido, retido durante as chuvas, seja levado para os ramais e galerias.
II. O sistema manual é o mais comumente utilizado e, se bem planejado, poderá atender eficientemente às necessidades de serviço. Uma enxada, uma pá e uma chave de ralo são os utensílios usados. Veículos com equipamentos especiais de sucção somente deverão ser adotados em cidades grandes, devido ao seu alto custo de aquisição e manutenção.
III. Costuma-se incumbir ao próprio varredor do logradouro a tarefa de limpeza das caixas de ralo. Ele terá de ser bem instruído e fiscalizado, pois há o risco de ele varrer o lixo para dentro dos bueiros, em lugar de recolhê-lo.
IV. Os locais onde as bocas-de-lobo devem ser limpas mais frequentemente são: cotas mais baixas e áreas próximas a morros e favelas.
V. Nas cotas mais baixas e áreas próximas a morros e favelas, a limpeza de caixas de ralos deverá ser feita com maior frequência nos períodos chuvosos e obrigatoriamente depois de chuvas fortes.