A respeito dos sistemas de impermeabilização, que impedem o ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2466565 Engenharia Civil
A respeito dos sistemas de impermeabilização, que impedem o acesso indesejável de fluidos para o interior de uma construção, julgue o item subsequente.

Um sistema rígido moldado in loco é o mais apropriado para ser aplicado em uma cobertura de edificação exposta ao sol, uma vez que se amoldará à base na qual é instalado, preenchendo possíveis poros existentes e evitando vazios na superfície que criem caminhos para o acesso dos fluidos.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Errado.

Os sistemas de impermeabilização rígidos são mais adequados para áreas com baixa ou nenhuma movimentação estrutural, pois eles não acompanham as movimentações térmicas e podem desenvolver fissuras se expostos a variações de temperatura e movimentações. Portanto, para uma cobertura de edificação exposta ao sol, que está sujeita a variações térmicas e possíveis movimentações, um sistema de impermeabilização flexível seria mais apropriado, pois pode absorver deformações e evitar falhas na impermeabilização.

SISTEMAS RÍGIDOSO 

sistema rígido de impermeabilização, também denominado sistema contínuo de impermeabilização com emprego de argamassas, é aplicável a estruturas sujeitas a mínimas variações térmicas, pequenas vibrações e/ou exposição solar. 

São normalmente empregados em reservatórios inferiores, subsolos, piscinas enterradas etc. Costuma apresentar-se em sistemas monocapa (aplicação uma única vez).

A argamassa impermeável e o concreto impermeável também são sistemas rígidos.

SISTEMAS FLEXÍVEIS

Os sistemas flexíveis caracterizam-se pela aplicação de produto de impermeabilização flexível e são aplicáveis a estruturas sujeitas a variações térmicas diferenciadas e/ou grandes vibrações, cargas dinâmicas, recalques e/ou forte exposição solar. 

São normalmente empregados em: terraços, lajes etc. Podem apresentar-se em camadas simples ou múltiplas, estruturadas ou não, aderentes ao substrato ou flutuantes.

Dentre as diversas opções, destacam-se as mantas poliméricas de PVC e as mantas asfálticas, de simples aplicação e menor custo.

As mantas asfálticas costumam ter estruturação intermediária de fibras de vidro, poliéster ou outras fibras, inclusive naturais.

Os asfaltos utilizados na confecção das mantas são modificados com elastômeros (maior durabilidade e elasticidade) e protegidos nas faces externas por membranas plásticas (manuseio e estoque em rolos).

SISTEMA SEMIRRÍGIDO

São sistemas que suportam microfissuras e, também, grandes deformações estruturais. São exemplos: argamassa polimérica e epóxi.

Um sistema rígido moldado in loco pode não ser a opção mais apropriada para uma cobertura exposta ao sol.

Os sistemas de impermeabilização rígidos moldados in loco, como o concreto impermeabilizado, podem ser mais propensos a rachaduras devido à exposição prolongada ao sol e às variações de temperatura. Além disso, eles podem não ser tão flexíveis quanto outros sistemas de impermeabilização, o que pode resultar em fissuras e vazamentos ao longo do tempo, especialmente em áreas sujeitas a movimentos estruturais.

Em vez disso, em coberturas expostas ao sol, sistemas de impermeabilização flexíveis, como membranas sintéticas, são frequentemente mais adequados. Essas membranas são mais resilientes às variações de temperatura e têm maior capacidade de se expandir e contrair sem comprometer sua integridade. Elas também são mais eficazes em prevenir a entrada de água, mesmo em áreas sujeitas a movimentos estruturais.

Portanto, é importante considerar cuidadosamente as condições específicas do ambiente e as características do sistema de impermeabilização ao escolher a solução mais adequada para uma cobertura exposta ao sol.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo