“A inserção das práticas corporais/atividade física (PCAF) o...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2678841 Educação Física

“A inserção das práticas corporais/atividade física (PCAF) ocorreu no decurso histórico do processo de construção da Política Nacional Promoção da Saúde, em especial como enfrentamento da prevalência ascendente das doenças do aparelho circulatório como principal causa da morbimortalidade, sustentada por estudos e recomendações internacionais, como o documento Estratégia Mundial sobre Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde, produzido pela Organização Mundial de Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde em 2003, com base em evidências científicas dos benefícios desses dois fatores de proteção frente às doenças do aparelho circulatório.” (BRASIL, 2009), tendo como base a atividade física dentro do NASF, analise as assertivas abaixo:

-

I. Fortalecer e promover o direito constitucional ao lazer; Desenvolver ações que promovam a inclusão social e que tenham a intergeracionalidade, a integralidade do sujeito, o cuidado integral e a abrangência dos ciclos da vida como princípios de organização e fomento das práticas corporais/atividade física; Desenvolver junto à equipe de SF ações intersetoriais pautadas nas demandas da comunidade, são alguns dos direitos para a atuação dos profissionais de educação física nas PCAF.

II. Para programação das ações, devem ser conhecidos os indicadores de morbimortalidade do território, dificuldades, facilidades de atuação da equipe de Saúde da Família, ações desenvolvidas na comunidade e, só após esse processo de apropriação de território, programar as atividades com as equipes de Saúde da família.

III. A análise de situação de saúde anteriormente proposta pode se constituir um excelente momento de reflexão, que ajudará na definição do público prioritário inicial. Nesse momento, é importante que o profissional tenha determinados cuidados para evitar a eleição de critérios de prioridades que reforcem a exclusão de faixas etárias e grupos populacionais, como homens e trabalhadores que são pouco focados em programas dessa natureza desenvolvidos nos serviços de saúde.

-

Quais estão corretas?

Alternativas