Reveja um trecho do poema Trem de ferro, de Manuel Bandeira,...
Café com pão Café com pão Café com pão Virge Maria que foi isto maquinista?
Agora sim Café com pão Agora sim Voa, fumaça Corre, cerca Ai seu foguista Bota fogo Na fornalha Que eu preciso Muita força Muita força Muita força
Em relação aos efeitos sensoriais provocados pelo poema, é correto afirmar que
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - a mimetização do barulho do trem vem acompanhada de um desfile visual.
Vamos entender por que esta é a resposta correta:
No poema "Trem de Ferro" de Manuel Bandeira, há uma tentativa de mimetizar o som do trem em movimento. Isso é alcançado pela repetição de palavras como "Café com pão", que imitam o ritmo das rodas do trem nos trilhos, criando uma espécie de onomatopeia. Além disso, o poema evoca imagens visuais ao descrever cenas que passam rapidamente pela janela do trem, criando um "desfile visual". Essa combinação de som e imagem é o que torna a alternativa A a escolha correta.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
Alternativa B - "o som do trem serve para dar um ritmo animado ao poema": Embora o som do trem realmente dê ritmo ao poema, a alternativa correta destaca o desfile visual que acompanha essa sonoridade, algo que a alternativa B não menciona.
Alternativa C - "a composição alcança esse aspecto lúdico da sonoridade porque foi pensado para crianças": Essa opção é enganosa, pois o poema não foi especificamente pensado para crianças, apesar de seu caráter lúdico. A sonoridade e o ritmo estão mais ligados à representação do trem.
Alternativa D - "os versos curtos facilitam a leitura, mas geram igualmente morosidade de alcance das imagens": Na verdade, os versos curtos e repetitivos aceleram a leitura, imitando a velocidade do trem, e não geram lentidão, tornando essa afirmação incorreta.
Espero que esta explicação tenha ajudado a compreender melhor o poema e a questão. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra A
"Com um ritmo acelerado, mimetizando o barulho de um trem, Bandeira registra uma cena de uma viagem do coletivo.
O poema Trem de ferro foi escrito em 1936 e é dos mais consagrados trabalhos do poeta modernista Manuel Bandeira (1886-1968).
Com muito ritmo e musicalidade, os versos marcados pela oralidade são o retrato de uma época do Brasil."
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo