Paciente masculino de 78 anos é internado em unidade de tera...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Médico Geriatra |
Q2478740 Medicina
Paciente masculino de 78 anos é internado em unidade de terapia intensiva (UTI) com quadro de pneumonia e delirium hiperativo. O médico da UTI solicitou, por escrito, a permanência do acompanhante, com objetivo de evitar a piora do quadro de agitação do paciente. Entretanto, a administração do hospital não autorizou a permanência do familiar no setor, justificando que prejudicaria a rotina do cuidado de outros pacientes.
Considerando as normativas presentes no Estatuto da Pessoa Idosa, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) À pessoa idosa internada ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, desde que o idoso esteja em pleno domínio de suas faculdades mentais e assim deseje.
( ) À pessoa idosa internada ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo o critério médico.
( ) Cabe à diretoria do hospital onde o paciente está internado conceder autorização para o acompanhamento da pessoa idosa ou, no caso de impossibilidade, justificá-la por escrito.

As afirmativas são, respectivamente.
Alternativas