Ritmo da produção, processo do trabalho, ausência de pausas,...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B - ergonômicos.
Vamos entender por que essa é a resposta correta e explorar o contexto da questão.
Os riscos ergonômicos estão relacionados a fatores que podem afetar o conforto, a saúde e o desempenho dos trabalhadores, devido às condições de trabalho. Esses fatores incluem o ritmo da produção, o processo do trabalho, a ausência de pausas e a duração excessiva da jornada de trabalho. Eles podem levar a problemas de saúde, como lesões por esforço repetitivo ou distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Assim, a ergonomia busca adaptar o trabalho ao trabalhador, promovendo seu bem-estar e aumentando a eficiência.
Agora, analisemos as alternativas incorretas:
A - ambientais: Riscos ambientais referem-se a elementos no ambiente de trabalho que podem causar danos à saúde, como poeira, fumaça, gases, vapores, ruídos, vibrações, temperaturas extremas e radiações. Esses riscos não têm relação direta com o ritmo de produção ou a organização do trabalho.
C - físicos: Riscos físicos são aqueles associados a agentes físicos presentes no ambiente, como ruído, vibração, pressão anormal, temperaturas extremas, radiações e condições atmosféricas adversas. Mais uma vez, esses fatores não se relacionam diretamente com os itens mencionados na questão.
D - psicossociais: Riscos psicossociais envolvem fatores que podem afetar a saúde mental e social do trabalhador, como estresse, assédio moral, más relações interpessoais e falta de suporte organizacional. Embora possam estar relacionados ao ritmo e à carga de trabalho, o foco da questão está nos aspectos ergonômicos.
E - biomecânicos: Riscos biomecânicos estão relacionados aos movimentos e posturas corporais e podem envolver esforços físicos intensos, levantamento de peso, posturas inadequadas e movimentos repetitivos. Enquanto esses riscos podem se cruzar com riscos ergonômicos, a questão destaca aspectos organizacionais de ergonomia.
Espero que essa explicação tenha ajudado a esclarecer como interpretar a questão e por que a alternativa B é a correta. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Riscos Ergonômicos
A ergonomia ou engenharia humana é uma ciência relativamente recente que estuda as relações entre o homem e seu ambiente de trabalho e definida pela Organização Internacional do Trabalho - OIT como "A aplicação das ciências biológicas humanas em conjunto com os recursos e técnicas da engenharia para alcançar o ajustamento mútuo, ideal entre o homem e o seu trabalho, e cujos resultados se medem em termos de eficiência humana e bem-estar no trabalho".
Riscos ergonômicos são os fatores que podem afetar a integridade física ou mental do trabalhador, proporcionando-lhe desconforto ou doença.
São considerados riscos ergonômicos: esforço físico, levantamento de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, situação de estresse, trabalhos em período noturno, jornada de trabalho prolongada, monotonia e repetitividade, imposição de rotina intensa.
Os riscos ergonômicos podem gerar distúrbios psicológicos e fisiológicos e provocar sérios danos à saúde do trabalhador porque produzem alterações no organismo e estado emocional, comprometendo sua produtividade, saúde e segurança, tais como: LER/DORT, cansaço físico, dores musculares, hipertensão arterial, alteração do sono, diabetes, doenças nervosas, taquicardia, doenças do aparelho digestivo (gastrite e úlcera), tensão, ansiedade, problemas de coluna, etc.
Para evitar que estes riscos comprometam as atividades e a saúde do trabalhador, é necessário um ajuste entre as condições de trabalho e o homem sob os aspectos de praticidade, conforto físico e psíquico por meio de: melhoria no processo de trabalho, melhores condições no local de trabalho, modernização de máquinas e equipamentos, melhoria no relacionamento entre as pessoas, alteração no ritmo de trabalho, ferramentas adequadas, postura adequada, etc.
Referências Bibliográficas:
Biossegurança em Laboratórios de Saúde Pública. Oda, Leila, Ávila, Suzana. Et al. Brasília. Ministério da Saúde, 1998.
http://www.fundeci.com.br/
http://www.btu.unesp.br/mapaderisco.htm
Essa questão poderia ser motivo de apelaçao para correçao pois os riscos ergonômicos se confunfem com riscos biomecânicos. Na verdade é como foi elaborada a questão.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo