Considere uma sociedade que tenha somente dois grupos, os Si...
Considere uma sociedade que tenha somente dois grupos, os Silva e os Ferreira. Nessa sociedade, os filhos tomam o sobrenome da mãe e os casamentos são rigorosamente exogâmicos. Silvas e Ferreiras espalham-se por todo o país. Um dia, os chefes de duas cidades, Paraíso e Belo Monte, decidem estabelecer laços de cooperação entre elas e aprovam uma lei segundo a qual as pessoas de Paraíso só se casam com as de Belo Monte e vice-versa, mantendo ainda a exogamia que impede que Silva se case com Silva e Ferreira com Ferreira. Sabe-se que os sobrenomes transmitem-se pela linha materna, mas, pela nova lei, as mulheres vão viver na localidade do marido e ao sobrenome da prole é agregada uma designação de origem, esta transmitida pela linha paterna (Silva de Belo Monte, Silva de Paraíso, Ferreira de Belo Monte e Ferreira de Paraíso). Com base nessa situação hipotética, julgue o item subseqüente.
Nessa sociedade, todo filho e filha de um filho de homem
Silva é Silva.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão proposta, é essencial compreender os conceitos de sistemas de parentesco e transmissão de sobrenomes em sociedades exogâmicas. A questão trata de um sistema onde a linhagem é matrilinear, mas há uma nova lei que introduz a prática de residência patrilocal e um sistema de nomenclatura misto.
Resumo teórico: Em sistemas de parentesco matrilineares, a descendência é traçada pela linha da mãe, significando que os filhos herdam o sobrenome materno. Quando se fala em exogamia, refere-se à prática de casar-se fora de um determinado grupo. No contexto da questão, isso significa que um Silva deve casar-se com um Ferreira e vice-versa. A nova lei introduz um elemento patrilinear ao agregar uma designação de origem transmitida pela linha paterna, mas o sobrenome principal ainda é o da mãe.
No cenário apresentado, a transmissão do sobrenome pela linha materna é mantida, independentemente da cidade de origem do pai, o que significa que todo filho e filha de um homem Silva continuará a ser Silva, já que herda o sobrenome da mãe. A novidade aqui é que, além do sobrenome materno, é adicionado um sufixo de origem paterna (por exemplo, "Silva de Belo Monte").
Justificação da alternativa correta: A afirmação "todo filho e filha de um filho de homem Silva é Silva" está correta. Isso ocorre porque, mesmo que o homem Silva se case com uma Ferreira e a família resida na localidade do marido, os filhos ainda herdam o sobrenome da mãe (Ferreira ou Silva), mantendo-se a lógica de linhagem matrilinear. Assim, a resposta correta é C - certo.
Não há necessidade de análise para alternativas incorretas, uma vez que a questão é do tipo "Certo ou Errado".
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo