De acordo com as recomendações da ABHH, são consideradas in...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2088568 Medicina

O objetivo do tratamento da trombocitemia essencial é prevenir complicações trombóticas e hemorrágicas e aliviar sintomas vasomotores. O pilar do tratamento é o uso de agente citorredutor, geralmente associado à baixa dose de aspirina.

(Trombocitemia Essencial – Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular – ABHH, 2018.)

De acordo com as recomendações da ABHH, são consideradas indicações de tratamento citorredutor na trombocitemia essencial, EXCETO:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A trombocitemia essencial é um tipo de doença mieloproliferativa caracterizada por uma produção excessiva de plaquetas. O tratamento citorredutor é indicado para controlar o número de plaquetas e reduzir o risco de complicações como trombose e hemorragias. De acordo com a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), existem certos critérios que indicam a necessidade de tratamento citorredutor. A opção B, que indica que plaquetas > 600.000/mm3 seriam uma exceção para o tratamento citorredutor, é a resposta correta. Isso porque, embora um alto número de plaquetas possa ser um sinal de trombocitemia essencial, a simples presença de plaquetas acima desse número não é, por si só, uma indicação para tratamento citorredutor. Tratamento é geralmente recomendado quando o paciente apresenta outros fatores de risco significativos, como idade acima de 60 anos, histórico prévio de trombose e presença de doenças adquiridas como a Doença de Von Willebrand.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo