Considerando as recomendações da ABHH, analise as situações ...
O objetivo do tratamento da trombocitemia essencial é prevenir complicações trombóticas e hemorrágicas e aliviar sintomas vasomotores. O pilar do tratamento é o uso de agente citorredutor, geralmente associado à baixa dose de aspirina.
(Trombocitemia Essencial – Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular – ABHH, 2018.)
Considerando as recomendações da ABHH, analise as situações clínicas a seguir.
I. Paciente, 69 anos, independente do status de mutação JAK2V617F.
II. Paciente, 43 anos, hipertenso, tabagista, com mutação JAK2V617F.
III. Paciente, 33 anos, com episódios de cefaleia e acromelalgia.
A profilaxia primária de trombose com baixas doses de aspirina está recomendada em
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: A - I, II e III.
O tema central da questão é o tratamento da trombocitemia essencial, focando na profilaxia primária de trombose com o uso de aspirina em baixas doses. Para resolver essa questão, é necessário compreender os fatores de risco que justificam a profilaxia com aspirina e as recomendações da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).
Justificativa da alternativa correta:
A alternativa A inclui as situações clínicas I, II e III. Vamos analisar cada uma delas:
I. Paciente, 69 anos, independente do status de mutação JAK2V617F: A idade avançada é um fator de risco significativo para eventos trombóticos. Portanto, a profilaxia com aspirina é recomendada.
II. Paciente, 43 anos, hipertenso, tabagista, com mutação JAK2V617F: Este paciente possui múltiplos fatores de risco: hipertensão, tabagismo e a presença da mutação JAK2V617F, que está associada a um aumento no risco trombótico. A profilaxia com aspirina é indicada.
III. Paciente, 33 anos, com episódios de cefaleia e acromelalgia: Os sintomas vasomotores e a possibilidade de complicações trombóticas justificam a recomendação de aspirina em baixas doses para aliviar os sintomas e prevenir eventos trombóticos.
Por que as demais alternativas estão incorretas:
B - I e II, apenas: Esta alternativa exclui o paciente III, que também tem indicação para uso de aspirina devido aos sintomas vasomotores.
C - I e III, apenas: Esta alternativa exclui o paciente II, que apresenta múltiplos fatores de risco, incluindo a mutação JAK2V617F, justificando o uso de aspirina.
D - II e III, apenas: Esta alternativa exclui o paciente I, que, devido à idade avançada, também tem indicação para profilaxia com aspirina.
Espero que esta explicação tenha esclarecido suas dúvidas sobre a questão. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo