Assim como a endometriose, a adenomiose continua sendo um d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3126455 Medicina
Assim como a endometriose, a adenomiose continua sendo um desafio quanto à etiopatogenia, ao diagnóstico, à classificação e ao tratamento. Em relação a essa afecção, é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central desta questão é a adenomiose, uma condição ginecológica que, assim como a endometriose, apresenta desafios significativos em termos de etiopatogenia, diagnóstico, classificação e tratamento. Os conhecimentos necessários para resolver esta questão incluem a compreensão das características clínicas da adenomiose, suas formas de diagnóstico e opções de tratamento.

Vamos comentar a alternativa correta e as incorretas:

Alternativa C - Correta: A afirmação de que a parede uterina mais atingida é a posterior, mas que geralmente o útero é afetado de maneira difusa e irregular, é correta. Na adenomiose, a infiltração do endométrio no miométrio tende a ser difusa, afetando várias partes do útero de maneira irregular, o que caracteriza a condição.

Alternativa A - Incorreta: A adenomiose pode ocorrer em mulheres abaixo de 40 anos, embora seja mais comum em mulheres na quarta e quinta décadas de vida. Além disso, não é exclusivamente uma condição de mulheres multíparas, embora a paridade seja um fator de risco.

Alternativa B - Incorreta: O diagnóstico definitivo de adenomiose não é feito por histeroscopia. O diagnóstico é geralmente clínico e por exames de imagem, como a ressonância magnética ou ultrassonografia transvaginal, que são mais eficazes na identificação das alterações características da adenomiose.

Alternativa D - Incorreta: Os análogos do GnRH são, de fato, utilizados no tratamento da adenomiose, similar ao tratamento da endometriose. Eles ajudam a reduzir os sintomas da doença. A afirmação sobre o risco de necrose nas paredes do útero não é correta em relação ao uso desses medicamentos.

Alternativa E - Incorreta: A classificação da adenomiose não é feita em "superficial", e a descrição de afetar até 50% do miométrio não está correta. A extensão da invasão não é classificada dessa forma.

Conclusão: A alternativa correta é a C porque descreve adequadamente a característica difusa e irregular da adenomiose no útero. As demais alternativas contêm informações imprecisas ou incorretas sobre a condição.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo