A imunofenotipagem por citometria de fluxo é um exame de al...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2088571 Medicina
A imunofenotipagem por citometria de fluxo é um exame de alta complexidade, fundamental para o diagnóstico das doenças onco-hematológicas. O conjunto de testes imunofenotípicos e genético-moleculares consolidam o diagnóstico de diversos subtipos de leucemias e podem auxiliar na escolha dos regimes terapêuticos. Considerando as recomendações da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, sobre a imunofenotipagem por citometria de fluxo multiparamétrica, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa B é a resposta correta porque a imunofenotipagem por citometria de fluxo é considerada o método padrão-ouro para diagnóstico de diversas doenças onco-hematológicas, incluindo o diagnóstico das síndromes mielodisplásicas. Esse exame é capaz de analisar a expressão antigênica de células hemopoiéticas, permitindo avaliar a linhagem e o grau de maturação das células em hematopoiese normal e anormal. Além disso, a imunofenotipagem também é útil para avaliar o prognóstico e seguir a resposta do tratamento. Portanto, as afirmativas A, C e D estão corretas e a única incorreta é a alternativa B, que afirma que a imunofenotipagem não é considerada o método padrão-ouro para o diagnóstico das síndromes mielodisplásicas, o que não é verdade.

Ué, a questão B afirma que é padrão-ouro, então está certa.

B - É considerada o método padrão-ouro para o diagnóstico das síndromes mielodisplásicas.

Embora a imunofenotipagem por citometria de fluxo seja útil na avaliação das síndromes mielodisplásicas, não é considerada o método padrão-ouro para seu diagnóstico, que geralmente envolve outros exames, como a avaliação morfológica e a citogenética.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo