Disponível em: http://www.medicinanet.com.br/conteudos/cas...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1088932 Medicina
Imagem associada para resolução da questão Disponível em: http://www.medicinanet.com.br/conteudos/casos/4205/pericardite.htm
Homem de 53 anos de idade, previamente hígido, é atendido, no setor de emergência, com queixa de dor torácica, localizada à esquerda, iniciada há 2 horas. Nega dispnéia ou tosse. A dor alivia quando o paciente senta com o corpo inclinado para frente. A radiografia de tórax é inocente. O ECG, realizado na sala de emergência é mostrado a seguir. Qual das seguintes afirmativas, a respeito da condição desse paciente, é VERDADEIRA?
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a letra C: deve ser administrada aspirina, como tratamento inicial, ou outros anti-inflamatórios não esteroidais. O paciente apresenta sintomas sugestivos de pericardite aguda, como dor torácica que alivia quando o paciente está inclinado para frente e sem dispneia ou tosse. O ECG evidencia elevação do segmento ST em múltiplas derivações, que é um achado típico de pericardite aguda. O tratamento inicial da pericardite aguda é a administração de anti-inflamatórios não esteroidais, como a aspirina, que podem reduzir a inflamação pericárdica e aliviar a dor do paciente. A terapia com trombolíticos (alternativa A) é indicada em casos de infarto agudo do miocárdio com supradesnível do segmento ST, que não é o caso desse paciente. Nitratos (alternativa B) são utilizados no tratamento da angina, e não têm papel no tratamento da pericardite aguda. A glicocorticoides (alternativa D) têm um papel limitado na pericardite aguda e são reservados para casos refratários ao tratamento convencional. A dosagem de biomarcadores cardíacos (alternativa E) não é útil no diagnóstico da pericardite aguda.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo