No que diz respeito aos movimentos sociais no interior das ...
No que diz respeito aos movimentos sociais no interior das sociedades camponesas, julgue o item seguinte.
A guerra de Canudos e a revolta do Contestado são dois
eventos da história brasileira que representam o fenômeno
que os antropólogos chamam de movimentos sociais.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é C - certo.
Os movimentos sociais são fenômenos coletivos que buscam mudanças sociais, políticas ou econômicas, muitas vezes desafiando a ordem estabelecida. No caso das sociedades camponesas no Brasil, dois eventos históricos marcantes são a Guerra de Canudos e a Revolta do Contestado. Ambos são exemplos clássicos de movimentos sociais que emergiram do interior dessas comunidades.
Guerra de Canudos: Ocorreu entre 1896 e 1897 no sertão da Bahia. Foi um conflito entre o Exército Brasileiro e os seguidores de Antônio Conselheiro, um líder messiânico. Os camponeses que seguiam Conselheiro buscavam uma vida justa e comunitária, resistindo às forças republicanas que viam o movimento como uma ameaça ao governo central. Este evento é caracterizado como um movimento social porque envolveu a mobilização de uma grande quantidade de pessoas em torno de uma causa comum, desafiando a ordem política e social estabelecida na época.
Revolta do Contestado: Aconteceu entre 1912 e 1916 na região de fronteira entre os estados do Paraná e Santa Catarina. Semelhante à Guerra de Canudos, foi um movimento liderado por figuras messiânicas. Os camponeses, indígenas e ex-operários da construção da estrada de ferro rebelaram-se contra a desapropriação de suas terras e a exploração pelos grandes latifundiários e pelo governo. Este conflito também é classificado como um movimento social pela sua natureza de resistência coletiva e por seu caráter de contestação à estrutura de poder vigente.
A questão está correta ao afirmar que ambos os eventos são exemplos de movimentos sociais, pois envolvem a mobilização de grupos sociais em torno de objetivos comuns, geralmente em confronto com as autoridades estabelecidas. Portanto, a alternativa correta é C - certo.
As alternativas incorretas (se existissem) não se aplicariam, pois negariam a natureza de movimentos sociais desses eventos históricos, o que estaria em desacordo com a compreensão antropológica e sociológica sobre o que constitui um movimento social.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A Guerra de Canudos aconteceu no sertão da Bahia, entre 1896 e 1897. Foi uma das maiores guerras civis da História do Brasil.
Canudos é considerado um movimento messiânico, uma vez que seu líder, Antônio Conselheiro, se considerava um enviado de Deus para salvar o povo nordestino.
Foi também um movimento social e popular, já que o líder foi seguido por inúmeros integrantes das camadas populares da região, que lutaram pela posse da terra, contra o poderio dos coronéis na região e por melhores condições de vida.
"Resumo sobre a Guerra do Contestado
Foi um conflito ocorrido na fronteira dos estados do Paraná e Santa Catarina, entre os anos de 1912 e 1916, por causa de disputas de terras na região.
A região era contestada, por isso o nome da guerra, pelos dois estados, pois era rica em erva-mate e nela seria construída uma estrada de ferro, ligando São Paulo ao Rio Grande do Sul.
Milhares de pessoas se deslocaram para a região, no intuito de trabalharem na construção da ferrovia. Logo após a inauguração, os trabalhadores ficaram desempregados, provocando uma crise social.
Monges messiânicos surgiram e formaram comunidades com os sertanejos empobrecidos, sendo José Maria do Santo Agostinho o mais conhecido desses religiosos.
A formação dessas comunidades preocupou o governo federal, que enviou várias tropas para a região, mas foram derrotadas pelos sertanejos.
Após uma luta sangrenta, o governo derrotou os sertanejos, e os dois estados fizeram um acordo, estabelecendo os limites."
Gabarito: CERTO
Ambos os movimentos foram motivados por questões sociais, econômicas e religiosas, e representam a luta dos grupos marginalizados por justiça social e reconhecimento de seus direitos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo