A mielofibrose primária é uma neoplasia mieloproliferativa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2088577 Medicina

A mielofibrose primária é uma neoplasia mieloproliferativa originada da transformação neoplásica de célula hematopoiética pluripotente, assinalada por fibrose medular. O seu tratamento é complexo e inclui eritropoetina; hidroxiureia; interferon; corticosteroides; imunomoduladores; e, inibidores da JAK. Considerando as recomendações da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, analise as afirmativas a seguir.


I. O ruxolitinibe está indicado como tratamento de primeira linha em pacientes com mielofibrose primária de alto risco.


II. A lenalidomida e a pomalidomida apresentam maior tolerabilidade com uma menor taxa de abandono por intolerância à droga em relação a talidomida.


III. O uso de interferon-alfa pode induzir resposta hematológica, redução da esplenomegalia e melhora da sintomatologia, principalmente entre indivíduos que se apresentem na fase proliferativa da doença.


Está correto o que se afirma em

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A resposta correta é a alternativa A, que indica que todas as afirmativas estão corretas. A mielofibrose primária é uma neoplasia mieloproliferativa que causa fibrose medular e seu tratamento é complexo, envolvendo várias opções terapêuticas. O ruxolitinibe é um medicamento indicado como tratamento de primeira linha em pacientes com mielofibrose primária de alto risco. A lenalidomida e pomalidomida são medicamentos com maior tolerabilidade e menor taxa de abandono por intolerância em relação à talidomida. Por fim, o uso de interferon-alfa pode induzir resposta hematológica, redução da esplenomegalia e melhora da sintomatologia, principalmente em indivíduos que se apresentem na fase proliferativa da doença. Portanto, todas as afirmativas estão corretas e a alternativa A é a resposta correta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo