Paciente HNT, 33 anos, sexo masculino, tem o diagnóstico de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2088579 Medicina

Paciente HNT, 33 anos, sexo masculino, tem o diagnóstico de beta-talassemia maior. Comparece em consulta ambulatorial de rotina. Nega outras comorbidades. Tem antecedente de esplenectomia há quatro anos. No momento encontra-se assintomático e em bom estado geral. Seu nível de hemoglobina (Hb) atual é de 8,0 g/dL. Considerando o caso clínico, analise as afirmativas a seguir.


I. A necessidade de transfusão em pacientes esplenectomizados é, geralmente, maior do que em pacientes não esplenectomizados.


II. O tratamento recomendado para beta-talassemia maior envolve transfusões regulares de hemácias, dependendo das necessidades de cada indivíduo, a fim de manter o nível de Hb pré-transfusional, em indivíduos sem comorbidades, entre 9 e 10,5 g/dL.


III. A meta média de Hb pós-transfusional deve ser de 12 g/dL, com um valor máximo entre 14 e 15 g/dL.


Considerando as recomendações das Diretrizes sobre a beta- -talassemia maior, da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, está correto o que se afirma em

Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a D - II e III, apenas. No caso clínico apresentado, o paciente possui beta-talassemia maior, uma doença hereditária que afeta a produção de hemoglobina. O tratamento recomendado para esta condição envolve transfusões regulares de hemácias, a fim de manter o nível de Hb pré-transfusional entre 9 e 10,5 g/dL em indivíduos sem comorbidades. A meta média de Hb pós-transfusional deve ser de 12 g/dL, com um valor máximo entre 14 e 15 g/dL. Portanto, as afirmativas II e III estão corretas. Já a afirmativa I não pode ser generalizada, pois a necessidade de transfusão em pacientes esplenectomizados pode variar de acordo com cada caso individualmente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo