No que diz respeito ao serviço de impressão CUPS, serviço de...
Considere que os servidores de impressão allie (192.168.1.5) e jj (192.168.2.14) estejam em diferentes sub-redes e que se deseje que os dois servidores sejam acessíveis aos usuários em uma terceira sub-rede, 192.168.3. Nessa situação, para que isso ocorra, deve-se especificar, em CUPS, um servidor escravo (por exemplo, copeland, 192.168.3.10) bem como se deve adicionar as três linhas seguintes ao arquivo cupsd.conf.
BrowsePoll allie
BrowsePoll jj
BrowseRelay 127.0.0.1 192.168.3.255
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: C
Vamos entender o motivo pelo qual a alternativa está correta.
O enunciado aborda três temas principais: CUPS, Samba e VMWare. A questão específica trata da configuração do CUPS (Common UNIX Printing System), que é um sistema de impressão utilizado em sistemas operacionais Unix-like.
A configuração mencionada no enunciado tem como objetivo permitir que dois servidores de impressão localizados em diferentes sub-redes sejam acessíveis a partir de uma terceira sub-rede. Para isso, é necessário configurar um servidor escravo (no exemplo, copeland) que atuará como ponto de acesso para os servidores de impressão allie e jj.
No arquivo cupsd.conf, que é o arquivo de configuração do CUPS, as seguintes linhas precisam ser adicionadas:
BrowsePoll allie (192.168.1.5)
BrowsePoll jj (192.168.2.14)
BrowseRelay 127.0.0.1 192.168.3.255
Vamos analisar cada linha:
- BrowsePoll allie: Esta linha instrui o CUPS a monitorar o servidor allie para descobrir e listar as impressoras disponíveis.
- BrowsePoll jj: Da mesma forma, esta linha faz com que o CUPS monitore o servidor jj para listar as impressoras disponíveis.
- BrowseRelay 127.0.0.1 192.168.3.255: Esta linha configura o CUPS para retransmitir as informações de descoberta de impressoras da rede local (127.0.0.1) para o endereço de broadcast da sub-rede 192.168.3.
Com essas configurações, o servidor escravo copeland poderá receber as informações sobre as impressoras disponíveis nos servidores allie e jj e retransmiti-las para os usuários na sub-rede 192.168.3, facilitando o acesso às impressoras.
Portanto, a alternativa C está correta porque descreve corretamente como configurar o CUPS para que os servidores de impressão em diferentes sub-redes sejam acessíveis a partir de uma terceira sub-rede.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Para que o servidor de impressão divulgue a configuração via broad-cast, você deve procurar pelas linhas do arquivo de configuração que começam com Browse. Por exemplo, o valor para o parâmetro BrowseInterval define o intervalo, em segundos, no qual o servidor deverá transmitir. O parâmetro BrowseAddress define o endereço de broadcast. Por exemplo, BrowseAddress 192.168.0.255 envia as informações do servidor de impressão a todos os computadores na subnet 192.168.0.0. Uma alternativa últil ao broadcast é o Polling . Nesse caso, é a máquina cliente que toma a iniciativa de pedir a configuração ao servidor de impressão. No arquivo cupsd.conf na máquina cliente, configure o parâmetro BrowsePoll com o endereço IP do servidor. É possível configurar múltiplas entradas com a palavra chave BrowsePoll, permitindo que a máquina cliente peça a configuração a múltiplos servidores de impressão. Ao habilitar o parâmetro BrowseRelay a máquina cliente divulga as informações que aprendeu com os servidores para todas as máquinas da subnet local.
http://www.linuxmagazine.com.br/images/uploads/pdf_aberto/LM01_cups.pdf
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo