No que diz respeito ao serviço de impressão CUPS, serviço de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q403082 Redes de Computadores
No que diz respeito ao serviço de impressão CUPS, serviço de compartilhamento SAMBA e solução de virtualização VMWare, julgue os itens seguintes.

Considere que os servidores de impressão allie (192.168.1.5) e jj (192.168.2.14) estejam em diferentes sub-redes e que se deseje que os dois servidores sejam acessíveis aos usuários em uma terceira sub-rede, 192.168.3. Nessa situação, para que isso ocorra, deve-se especificar, em CUPS, um servidor escravo (por exemplo, copeland, 192.168.3.10) bem como se deve adicionar as três linhas seguintes ao arquivo cupsd.conf.

BrowsePoll allie
BrowsePoll jj
BrowseRelay 127.0.0.1 192.168.3.255
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: C

Vamos entender o motivo pelo qual a alternativa está correta.

O enunciado aborda três temas principais: CUPS, Samba e VMWare. A questão específica trata da configuração do CUPS (Common UNIX Printing System), que é um sistema de impressão utilizado em sistemas operacionais Unix-like.

A configuração mencionada no enunciado tem como objetivo permitir que dois servidores de impressão localizados em diferentes sub-redes sejam acessíveis a partir de uma terceira sub-rede. Para isso, é necessário configurar um servidor escravo (no exemplo, copeland) que atuará como ponto de acesso para os servidores de impressão allie e jj.

No arquivo cupsd.conf, que é o arquivo de configuração do CUPS, as seguintes linhas precisam ser adicionadas:

BrowsePoll allie (192.168.1.5)

BrowsePoll jj (192.168.2.14)

BrowseRelay 127.0.0.1 192.168.3.255

Vamos analisar cada linha:

  • BrowsePoll allie: Esta linha instrui o CUPS a monitorar o servidor allie para descobrir e listar as impressoras disponíveis.
  • BrowsePoll jj: Da mesma forma, esta linha faz com que o CUPS monitore o servidor jj para listar as impressoras disponíveis.
  • BrowseRelay 127.0.0.1 192.168.3.255: Esta linha configura o CUPS para retransmitir as informações de descoberta de impressoras da rede local (127.0.0.1) para o endereço de broadcast da sub-rede 192.168.3.

Com essas configurações, o servidor escravo copeland poderá receber as informações sobre as impressoras disponíveis nos servidores allie e jj e retransmiti-las para os usuários na sub-rede 192.168.3, facilitando o acesso às impressoras.

Portanto, a alternativa C está correta porque descreve corretamente como configurar o CUPS para que os servidores de impressão em diferentes sub-redes sejam acessíveis a partir de uma terceira sub-rede.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Para que o servidor de impressão divulgue a configuração via broad-cast, você deve procurar pelas linhas do arquivo de configuração que começam com Browse. Por exemplo, o valor para o parâmetro BrowseInterval define o intervalo, em segundos, no qual o servidor deverá transmitir. O parâmetro BrowseAddress define o endereço de broadcast. Por exemplo, BrowseAddress 192.168.0.255 envia as informações do servidor de impressão a todos os computadores na subnet 192.168.0.0. Uma alternativa últil ao broadcast é o Polling . Nesse caso, é a máquina cliente que toma a iniciativa de pedir a configuração ao servidor de impressão. No arquivo cupsd.conf na máquina cliente, configure o parâmetro BrowsePoll com o endereço IP do servidor. É possível configurar múltiplas entradas com a palavra chave BrowsePoll, permitindo que a máquina cliente peça a configuração a múltiplos servidores de impressão. Ao habilitar o parâmetro BrowseRelay a máquina cliente divulga as informações que aprendeu com os servidores para todas as máquinas da subnet local.


http://www.linuxmagazine.com.br/images/uploads/pdf_aberto/LM01_cups.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo