A musculatura esquelética é responsável pela geração de forç...
A musculatura esquelética é responsável pela geração de forças que estabilizam e movimentam ossos e articulações do corpo. Essas forças são produzidas por uma combinação de mecanismos ativo e passivo (rigidez inerente ao músculo).
Na figura abaixo está representada a curva de comprimento-tensão total para um
músculo típico.
Figura - Curva de comprimento-tensão total de um músculo típico.
Fonte: NEUMANN, Donald A. Cinesiologia do aparelho musculoesquelético: fundamentos para reabilitação. 3. ed. Rio de
Janeiro: Guanabara Koogan, 2021, 754 p.
Considerando as estruturas que fazem parte dos mecanismos ativo e passivo para a geração de força muscular total e a figura acima, analise as afirmativas abaixo, julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e marque a alternativa que represente a resposta correta:
( ) Em comprimentos entre “a” e o comprimento de repouso, a força ativa, decorrente da interação actina-miosina-titina, domina a capacidade de geração de força do músculo.
( ) O comprimento em repouso ideal de uma fibra muscular é aquele que permite a formação do maior número de pontes cruzadas e, portanto, tem maior potencial para geração de força ativa.
( ) Conforme o comprimento do músculo aumenta a partir do comprimento em repouso, o número de possíveis pontes cruzadas também aumenta, de maneira que maior quantidade de força ativa pode ser gerada.
( ) A partir de “b”, conforme a fibra muscular é estirada além de seu comprimento em repouso, a tensão passiva passa a contribuir para a força total, de forma que a diminuição da força ativa é compensada pelo aumento da tensão passiva.
( ) O aumento da tensão passiva observado a partir de “b” permite que o músculo mantenha altos níveis de força mesmo quando é estirado a um ponto em que a geração de força ativa está comprometida.
( ) A partir de “c”, quanto mais extensivamente o músculo é estirado, os tecidos conjuntivos extracelulares – principalmente aqueles que compõem os tendões – são os principais responsáveis pela tensão passiva.
( ) Embora a tensão passiva em músculos estirados seja útil, sua eficácia funcional no tempo é limitada pela quantidade significativa de estiramento inicial que deve ocorrer antes que o tecido gere tensão passiva suficiente.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: