Assinale a opção correta quanto à concordância verbal.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (6)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- A -
Haviam(Havia) muitos fumantes insatisfeitos com as novas regras. Verbo haver com o sentido de existir é impessoal, devendo sua forma verbal ficar na terceira pessoa do singular.
- B -
Necessitavam-(Necessitava) - se de novas regras há muito tempo. O verbo necessitar é transitivo indireto. Quando acrescido do pronome "se" forma o partícula de indeterminação do sujeito = PIS. Nesse caso, o verbo deve ficar na terceira pessoa do singular.
- C -
Surgiu(Surgiram), no final da rua, várias pessoas em passeata a favor da campanha. ".. Várias pessoas surgiram..."
- D -
Devem( Deve) haver ainda muitos fumantes tentando parar com o vício. Locução verbal formada com o verbo haver com o sentido de existir no verbo principal faz com que o verbo auxiliar fique na terceira pessoa do singular.
- E - Correta.
Faz-se a pergunta: Vetaram o quê? os projetos que prejudicavam a campanha.
Como o verbo é transitivo direto deve concordar com "os projetos que prejudicavam a campanha", visto que, o "se" nesse caso funciona como partícula apassivadora.
Tornando a alternativa E correta.
Quem veta veta algo ou alguém, portanto, verbo transitivo direto.Trata-se, assim, de hipótese de voz passiva sintética, que é aquela formada por verbo transitivo direito ou transitivo direito e indireto, na 3ª pessoa do singular ou do plural (conforme o sujeito paciente seja singular ou plural) mais o pronome apassivador SE.Na hipótese, o sujeito paciente, ou seja, aquilo que foi vetado é "os projeitos que prejudicam a companhia" e está no plural. Assim, o verbo também deve estar no plural.
Quano o "Se" for partícula apassivadora o verbo não vai para o plural!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo