Mulher, 72 anos, faxineira, com diagnóstico clínico de hemip...

Ver outras questões
Usar o filtro de questões
Q2544966 Não definido

Mulher, 72 anos, faxineira, com diagnóstico clínico de hemiparesia à direita devido a Acidente Vascular Cerebral (AVC) esquerdo ocorrido há 2 semanas. Na avaliação fisioterapêutica, foram observadas fraqueza muscular moderada e diminuição de sensibilidade tátil e proprioceptiva em todo o hemicorpo direito; espasticidade leve nos flexores de cotovelo e de joelho no hemicorpo direito e deficiência moderada do controle de tronco. O sistema cognitivo está preservado. Apresenta limitação grave para ficar na postura de pé sem apoio e para realizar as trocas posturais, principalmente o passar de sentado para de pé. Realiza marcha a curta distância e com apoio bilateral do terapeuta. Na comunidade, é dependente de cadeira de rodas. Sua expectativa é conseguir tomar banho de forma independente e melhorar a marcha domiciliar.


Considerando o caso clínico descrito acima, avalie as afirmações a respeito da conduta do fisioterapeuta.  


I. Como a paciente encontra-se na fase subaguda inicial, deve-se oferecer o mais precoce possível os estímulos sensório-motores e os exercícios ativos específicos com maiores intensidades.


II. Dentre os instrumentos de medidas para avaliar o equilíbrio, o MiniBESTest é o mais indicado para ser aplicado nessa paciente.


III. Treino de controle postural em ortostatismo por meio de toque leve do paciente numa superfície de apoio, para ativação dos ajustes posturais automáticos e, consequentemente, redução da oscilação postural.


IV. O treino de sentado para de pé, por meio de estratégias de foco externo e referências perceptuais, é um facilitador para a melhora da capacidade de marcha.


É CORRETO o que se afirma em:

Alternativas