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Ano: 2012 Banca: ESAF Órgão: MI Prova: ESAF - 2012 - MI - Engenheiro - Geoprocessamento |
Q2960791 Português

Considere o texto abaixo para responder às questões 3, 4 e 5.


A vida em um país nórdico, como a Finlândia, nos

faz refletir mais profundamente sobre a relação entre

liberdade, igualdade, autonomia e formatos sociais que

podem propiciar vidas mais plenas e felizes aos seus

5 cidadãos. Para alguém habituado a desigualdades,

uma sociedade igualitária, com amplo respeito pela vida

humana, excelentes índices de educação, burocracia

inteligente e serviços públicos voltados (de fato) para

melhorar a vida do cidadão, soa como um caminho

10 para a produção de seres humanos mais plenos e

sociedades mais inspiradoras. Talvez não seja assim.

Quando nos referimos à igualdade, não tratamos de

mera distribuição equitativa da renda. A igualdade e a

dignidade humana que uma sociedade pode produzir

15 referem-se à possibilidade de o cidadão ter condições

materiais e subjetivas à sua disposição, para que,

atendidas suas necessidades básicas e diárias de

bem-estar, ele se ocupe com questões outras que a

sobrevivência. Essas necessidades básicas de bem-

20 estar incluem uma ilimitada oferta de bens públicos: de

excelentes creches, escolas, universidades, sistema de

saúde e previdência a todos, piscinas públicas, parques,

transporte confortável e excelente, seguro-desemprego

por tempo indefinido, licença maternidade de 10 meses,

25 muitas bibliotecas públicas…

No entanto, a Finlândia tornou-se uma sociedade tão

igualitária quanto apática. Pouco criativa, reproduz

o mundo com extrema facilidade, mas tem limitada

capacidade transformadora. A maioria de seus

30 educados cidadãos são seres pouquíssimo críticos:

questionam pouco a vida que levam e são fisicamente

contidos. E isso não parece ter forte relação com o

frio. É um acomodamento social, um respeito quase

inexorável pelas regras. Esse resultado não foi causado,

35 é evidente, pelo formato social igualitário. Em outros

termos, não foi a igualdade que deixou o país apático.

Ademais, sociedades desiguais podem ser tão ou mais

acríticas e reprodutoras. O ponto que nos intriga é que

a igualdade, o respeito e a dignidade dados a todos não

40 levaram à autonomia, ao pensamento criativo e crítico,

e a processos transformadores.



(Adaptado de Isabela Nogueira, Do bem-estar ao pensamento crítico:

um olhar sobre o norte,outubro 3, 2009 por Coletivo Crítica Econômica

http://criticaeconomica.wordpress.com/2009/10/03/ - acesso em 12/12/2011)

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