O método de custeio que “se propõe a otimizar dados relativo...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Os métodos de custeio, são métodos de apropriação dos custos. O mais utilizado pelas entidades e aceito pela legislação para fins tributários é o custeio por absorção. Nesse método, são apropriados custos fixos e variáveis ao estoque, que depois viram custo do produto vendido. Logo, se o estoque não é vendido totalmente, o que sobrar, deixa custo fixo retido no Estoque final – não é lançado no resultado nesse período.
De outro lado, temos o método de custeio variável, utilizado para fins gerenciais, apropria somente custos variáveis ao estoque (ex.: materiais diretos, mão de obra direta, etc.). Logo, ainda que esses estoques não sejam vendidos totalmente, todo o custo fixo (ex.: depreciação linear das máquinas) já vai direto para o resultado como despesas do período – não como CPV.
Dica! Esse procedimento do custeio variável evita que eventuais arbitrariedades, provocadas pelo rateio dos custos fixos venham a afetar o cálculo do custo dos produtos. Isso já foi cobrado em provas do CEBRASPE!
Atenção! Trouxe esses dois métodos como exemplos, pois são os mais cobrados em prova. Mas é importante saber que existem outros métodos, como o método baseado em atividades, o método RKW, entre outros.
Feita a revisão, já podemos analisar cada uma das afirmações;
A) Errado, não existe método de custeio baseado em custos, qualquer método de custeio é baseado em custo.
B) Certo, o método de custeio baseado em atividades se propõe a melhorar o rateio dos custos indiretos, utilizando direcionadores de custos, que envolvem as atividades da organização.
O Manual da FIPECAFI diz que o método ABC (de Activity-Based Costing) ou ainda custeio baseado em atividades consiste em direcionar os custos indiretos aos produtos não por centros de custos ou por departamentos, mas por atividades. A essência do método é alocar os custos indiretos na % de algum tipo de critério estabelecido, envolvendo as atividades e os processos da empresa.
Nesse contexto do método ABC, utilizamos os famosos direcionadores de custos (cost drivers) que é basicamente o fator que determina a alocação de custo. Como as atividades exigem recursos para serem realizadas, deduz-se que o direcionador é a verdadeira causa dos seus custos. Assim, podemos otimizar os dados relativos aos custos das empresas, evitando critérios demasiadamente arbitrários de alocação.
C) Errado, como vimos, o método de custeio por absorção não tem relação com as atividades da empresa. Nele, apenas alocamos todos os custos (fixos e variáveis) aos produtos.
D) Errado, o sistema de acumulação de custo por processo é utilizado quando a empresa produz continuamente, em série, geralmente, produtos padronizados, não tem a ver com o método de custeio baseado em atividades.
Os métodos de acumulação de custos, também chamados de sistemas produtivos ou até tipos de custeio, são definidos com base na forma de produção da empresa e definem o tratamento contábil que os custos receberão.
E) Errado, não existe método de custeio por otimização.
Gabarito do Professor: Letra B.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: B.
✦ Custeio baseado em atividades ou custeio ABC (Activity Based Costing) é um método de custeio que está baseado nas atividades que a empresa efetua no processo de fabricação de seus produtos. (Wiki)
Complementando:
✱ Custeio baseado em custos: Não é metodo de custeio.
✱ Custeio por absorção: apropriação aos produtos de todos os custos de produção incorridos, sejam fixos, variáveis, diretos ou indiretos.
✱ Custeio por processo: é um metodo de acumulação de custos.
✱ Custeio por otimização: Conforme alternativa (A), não é metodo de custeio..
O custeio por absorção serve para calcular o custo total de um produto, considerando todos os custos diretos, como matéria-prima e tributações, até custos compartilhados, como o aluguel do pavilhão, manutenção de equipamentos, etc. Ele também serve para entender como a produtividade da empresa afeta nos custos.
_________________________________
No custeio por absorção (também conhecido como custeio/custo “integral”, “total” e “pleno”), todos os custos de produção são alocados aos bens produzidos ou serviços prestados, compreendendo os custos fixos, variáveis, diretos e indiretos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo