Ainda considerando a passagem “Eu estou pensando há muito t...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1719219 Português
Eu estou pensando muito tempo em propor o novo tipo de professor. É um professor que não ensina nada, não é professor de Matemática, de História, de Geografia. É um professor de espantos. O objetivo da educação não é ensinar coisas, porque as coisas já estão na Internet, estão por todos os lugares, estão nos livros. É ensinar a pensar. Criar na criança essa curiosidade.
Para mim, este é o objetivo da educação: criar a alegria de pensar. Eu já tive uma experiência muito interessante com uma menininha de sete anos. Eu estava com a cabeça quente e eu resolvi então, para descansar a cabeça, fazer uma prateleira. Peguei minha serra circular, minha chave de fenda, as ferramentas, levei lá pra cima e comecei a me preparar. Nessa hora chega a minha empregada com a filha dela. A empregada disse bom dia. Eu cumprimentei, e foi embora. A menina não foi embora. Ela ficou parada lá, ela estava intrigada com os objetos que estavam lá, ela queria saber o que era aquilo. O que é que esse homem vai fazer com isso, ficou parada lá. Aí eu peguei a trena, abri a trena e ela:
–“O que é isso?”
– “Isso é uma trena”
– “Pra que serve a trena”?
– “Serve para medir”.
– “Como é que a trena mede”?
– “Vem cá que eu te mostro”.
Aí, mostrei a trena, os centímetros.
-“Presta atenção, que de dez em dez risquinhos, tem um risquinho vermelho”.
Veja o que eu fiz: ensinei o sistema decimal pra ela. Ela percebeu que as coisas vêm em pacotinhos de dez. Essa é a situação certa pro ensino; quando o professor fala, provoca a curiosidade da criança, e a criança interage, a criança pergunta. Como é que eu incentivo a leitura? Não mandando ninguém ler, porque a relação com a leitura é uma relação amorosa. Quando o professor manda, já estragou. Então você tem que criar o gosto, o gosto pela leitura. E como você cria o gosto pela leitura? Não mandando ler, mas lendo. 
Uma hora muito boa para leitura é quando as crianças e os adolescentes vão para a cama. Então a mãe se senta ao lado e vai ler um livro. A missão do professor não é dar as respostas prontas. As respostas estão nos livros, estão na Internet. A missão do professor é provocar a inteligência, é provocar o espanto, é provocar a curiosidade.

Rubem Alves
FONTE: https://www.portalraizes.com/rubem-alves-professor-de-espantos/ 
Ainda considerando a passagem “Eu estou pensando há muito tempo em propor o novo tipo de professor”, a substituição do artigo definido, em destaque no texto, pelo artigo indefinido “um”:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: B

A questão aborda o uso de artigos definidos e indefinidos na língua portuguesa, tema fundamental dentro da morfologia. Para resolvê-la, é necessário compreender que os artigos têm a função de especificar ou generalizar os substantivos que acompanham.

O artigo definido "o" especifica um substantivo, indicando que se trata de algo já conhecido ou determinado pelo contexto. No caso, "o novo tipo de professor" refere-se a um tipo específico e bem delimitado de professor que o autor tem em mente.

Já o artigo indefinido "um" generaliza, indicando que se trata de qualquer um dentro de uma categoria não específica. Se substituíssemos "o" por "um", diríamos "um novo tipo de professor", o que sugere que poderia ser qualquer tipo novo, não necessariamente aquele específico que o autor deseja discutir.

Vamos analisar agora cada uma das alternativas:

A - Não acarretaria mudança de sentido, pois é apenas uma questão de estilo.
Esta alternativa está incorreta. A substituição do artigo definido pelo indefinido mudaria o sentido da frase. O uso de "um" tornaria a expressão mais genérica, enquanto "o" a torna específica.

B - Acarretaria mudança de sentido, pois o artigo definido dá ideia de um professor específico; o artigo indefinido generalizaria o tipo de professor.
Esta é a alternativa correta. Como explicado, o artigo definido "o" especifica um tipo de professor bem definido, enquanto "um" tornaria a expressão mais geral.

C - Acarretaria mudança de sentido, pois o artigo indefinido dá ideia de um professor específico; o artigo definido generalizaria o tipo de professor.
Esta alternativa está incorreta. A explicação dada aqui está invertida. Na realidade, o artigo definido especifica e o indefinido generaliza.

D - Não acarretaria mudança de sentido, pois o uso do artigo indefinido no lugar do artigo definido apenas intensificaria o valor que o professor tem na sociedade moderna.
Esta alternativa está incorreta. A substituição de um artigo por outro mudaria o sentido da frase, como já explicado. A intensificação do valor do professor não está relacionada com a substituição de "o" por "um".

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Acarretaria mudança de sentido, pois o artigo definido dá ideia de um professor específico; o artigo indefinido generalizaria o tipo de professor.

Artigo definido : o ,a (s) > define algo específico.

Artigo indefinido : um , uma ( s) > generaliza algo.

gaba. B

Definido (o, a, os, as): especifica o substantivo que o acompanha. Ex.: O meu hóspede prefere café. (hóspede determinado, definido).

Indefinido (um, uma, uns, umas): generaliza o substantivo que o acompanha. Ex.: Um hóspede prefere café. (hóspede qualquer, indefinido).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo