Em relação aos serviços privados de saúde no Sistema Único ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q984868 Enfermagem
Em relação aos serviços privados de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), a legislação pertinente determina que é permitido:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D. Vamos entender por quê.

Entendendo o tema:

O Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil permite que instituições privadas de saúde participem de forma complementar. Isso significa que, quando os serviços públicos de saúde são insuficientes para atender a população, os serviços privados podem ser contratados para suprir essa demanda. Essa atuação complementar é regulada pela legislação do SUS, que busca integrar e ampliar a oferta de serviços de saúde.

Justificativa da alternativa correta (D):

A alternativa D está correta porque a legislação do SUS, conforme a Lei nº 8.080/1990, prevê a participação complementar das instituições privadas no sistema público. Isso ocorre através de contratos ou convênios para que os serviços privados possam atender à população quando houver necessidade, respeitando os princípios do SUS.

Análise das alternativas incorretas:

A - Comercializar órgãos e tecidos, em casos excepcionais: Esta alternativa está incorreta. A legislação brasileira proíbe a comercialização de órgãos e tecidos humanos em qualquer circunstância. A doação deve ser feita de forma voluntária e altruísta, conforme o disposto na Lei nº 9.434/1997.

B - Haver complementação por parte do usuário, quando o valor do procedimento for maior que o estipulado na Tabela de Procedimentos: Também está incorreta. O SUS oferece atendimento integral, universal e igualitário, e os usuários não devem pagar qualquer valor adicional. Todos os procedimentos são custeados pelo sistema, conforme os valores estipulados na tabela de procedimentos do SUS.

C - Subvencionar diretamente empresas de capital estrangeiro, no caso de pesquisas para tratamento de doenças de alta complexidade: Esta alternativa está incorreta, pois o SUS não realiza subvenções diretas a empresas de capital estrangeiro. O financiamento de pesquisas deve seguir critérios rigorosos e respeitar a legislação vigente, que busca proteger o interesse público.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

QUESTÃO :

Em relação aos serviços privados de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), a legislação pertinente determina que é permitido :

GABARITO :

D ) às instituições PRIVADAS : participar de forma complementar.

GABARITO: D

A) comercializar órgãos e tecidos, em casos excepcionais -> É crime!

B) haver complementação por parte do usuário, quando o valor do procedimento for maior que o estipulado na Tabela de Procedimentos -> O SUS é gratuito!

C) subvencionar diretamente empresas de capital estrangeiro, no caso de pesquisas para tratamento de doenças de alta complexidade

Lei 8.080/90 Art. 23. É permitida a participação direta ou indireta, inclusive controle, de empresas ou de capital estrangeiro na assistência à saúde nos seguintes casos:

I - doações de organismos internacionais vinculados à Organização das Nações Unidas, de entidades de cooperação técnica e de financiamento e empréstimos;

II - pessoas jurídicas destinadas a instalar, operacionalizar ou explorar:

a) hospital geral, inclusive filantrópico, hospital especializado, policlínica, clínica geral e clínica especializada; e

b) ações e pesquisas de planejamento familiar;

III - serviços de saúde mantidos, sem finalidade lucrativa, por empresas, para atendimento de seus empregados e dependentes, sem qualquer ônus para a seguridade social; e

IV - demais casos previstos em legislação específica.

D) às instituições privadas participar de forma complementar

Lei 8.080/90 Art. 4º, § 2º A iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter complementar

Gab D

OBS = complementar é diferente de suplementar, na lei 8080/90 menciona ambos

___________

Questões, artigos mais cobrados e suas frequências e resumos (área da saúde, veterinária, nutrição, alimentos, vigilância sanitária e ambiental) de R$ 1,00 a R$10,00. Veja informações no meu perfil.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo