A frase em que o adjetivo apresenta valor afetivo, a exemplo...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: B
A frase em que o adjetivo apresenta valor afetivo, a exemplo do que ocorre com “imortal”, destacado no trecho do parágrafo 3 “Django Reinhardt, imortal guitarrista do jazz”, é:
➥ Perceba que, quando o autor diz que Django é um imortal guitarrista, ele atribui ao substantivo um adjetivo com valor positivo (afetivo): Django foi um guitarrista tão bom que entrou para a história do Jazz, tornando-se um imortal. Vamos, então, procurar um adjetivo que qualifica o substantivo positivamente:
a) A verdade, meu amigo, é que as pessoas estão muito violentas ultimamente. → Errado. Aqui, há característica negativa ao substantivo "pessoas", não positiva.
b) Na aula de ontem, meu professor fez ricas observações sobre o texto. → Correto. "Ricas" é um adjetivo que qualifica positivamente o substantivo "observações". O professor faz BOAS observações sobre o texto.
c) Fiquei muito emocionado quando regressei à minha cidade natal. → Errado. Essa é pegadinha. Pessoal, "natal" é um adjetivo que determina o substantivo cidade: não é qualquer cidade. É a cidade natal, a cidade em que nasci. No entanto, olhando APENAS o adjetivo natal, NÃO podemos dizer que ele traz consigo algo positivo. Muito cuidado! Cidade natal só quer dizer de onde você veio. Perceba que esse adjetivo, por si só, não traz sentido positivo ou negativo. Só quer dizer que alguém nasceu ali, naquela cidade.
d) Havia uma casa enorme ao lado daquela colina. → Errado. Não há valor afetivo aqui. O autor só constatou um fato, fez uma observação. Olhei para cima, vi que a casa é enorme. Ponto.
e) Ele não passa de um recente milionário. → Errado. Aqui, também não há valor afetivo. O autor só constata um fato. Fulano é um milionário recente. Fiz a lista e vi que ele entrou agora pouco. Ponto.
Espero ter ajudado.
Bons estudos! :)
Se cidade natal não trás sentido de afeto eu sou maluco, pô!
Natal e imortal são adjetivos de afetos no contexto apresentado, assim como se não tivesse o contexto para o ''imortal'' ele não seria de afeto.
A pessoa fica emocionada por retornar a cidade natal e ela não tem afeto, não!?!?!?
segundo o artigo de dalton Trevison:
Vimos até aqui os adjetivos objetivos que deram as pistas para a construção dos sentidos que nortearam a leitura. Encontramos, agora, na linha 41 - "Um senhor piedoso despiu o paletó de Dario [...]" -, o adjetivo subjetivo afetivo "piedoso". Os adjetivos subjetivos afetivos, embora possuam a mesma estrutura dos adjetivos objetivos, ou seja, atribuem uma qualidade a um ser, apresentam julgamento de valor do enunciador, provocando uma reação emocional do sujeito falante a um objeto ou ser. Dalton Trevisan, ao atribuir o adjetivo "piedoso" ao senhor, revela que alguém tinha sentimentos, repassando, assim, ao leitor, a emoção advinda da solidariedade e do olhar de afeto.
Na concepção de quem escreveu o texto as observações foram “ricas”, mas para outros não poderiam ser. Por isso temos o afeto da pessoa que escreveu o texto em “Na aula de ontem, meu professor fez ricas observações sobre o texto.”.
Adjetivo descritivio ou objetivo é aquele que descreve de forma objetiva é um fato, não pode ser contestado.
Adjetivo afetivo ou avaliativo é aquele que emite um julgamento subjetivo que pode ser contestado, ou seja, uma opinião algo que advem do sentimento, visão da pessoa.
“Django Reinhardt, imortal guitarrista do jazz”
Django Reinhardt não é imortal de fato é uma característica subjetiva que imprime uma opinião do autor, uma visão baseada no afeto, na visão e no sentimento dele.
A) verdade, meu amigo, é que as pessoas estão muito violentas ultimamente.
As pessoas estão violentas, é oque elas são é uma descrição objetiva
B) Na aula de ontem, meu professor fez ricas observações sobre o texto.
Descreve de forma subjetiva as observações, é uma opinião do autor e pode ser contextada, eu posso achar as opiniões não tão ricas assim.
C) Fiquei muito emocionado quando regressei à minha cidade natal.
Descreve de forma objetiva a cidade, é a cidade que ele nasceu.
D) Havia uma casa enorme ao lado daquela colina.
Descreve de forma objetiva o tamanho da casa, a casa é grande é o que ela é.
E) Ele não passa de um recente milionário.
Descreve de forma objetiva o momento em que a pessoa se tornou um milionario.
Português da casa da moeda veio rasgando tudo
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo