A preposição “a”, presente em “E a Harold Lloyd, um dos gra...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (34)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: A
→ Pessoal, vamos entender O QUE procurar antes de rabiscarmos a folha de prova:
A preposição “a” (...) seria OBRIGATORIAMENTE permutada (trocada) por outra, CASO o trecho em negrito fosse reescrito da seguinte forma:
➥ Trocando em miúdos: na oração, existe uma preposição e o examinador quer que ela seja trocada. Pense comigo: se o "a" é uma preposição, quer dizer que ela só está ali porque algum termo a exige. Então, o termo regente (o verbo, o substantivo...) precisa pedir OUTRA preposição. Observe:
“E A Harold, um dos grandes da comédia no cinema mudo americano, faltavam dois na direita”
➥ A oração está na ordem INdireta. A convencional é a DIreta (sujeito, verbo, complemento). Em vez de dizer "Nós (sujeito) precisamos (verbo) de Matheus (complemento)", ele disse "De Matheus (complemento) nós (sujeito) precisamos (verbo)". Observe a oração simplificada (sem o aposto):
“E a Harold Lloyd faltavam dois na direita”
Colocando na ordem direta:
"E dois na direita faltavam A Harold Lloyd"
Sujeito / verbo / complemento
➥ A preposição "a" só está aqui porque o verbo (faltar) a exige: algo (dois na direita) faltava A alguém (A Harold).
Beleza? Vamos resolver a questão com este pensamento: se, ao trocarmos o trecho pelos da alternativa, a preposição A permanecer, fora! Foque o verbo! Por fins didáticos, deixarei o gabarito por último:
b) ...curvaram-se os mais exigentes críticos. → Errado. Na substituição: “E A Harold curvaram-se os mais exigentes críticos". Quem se curva, se curva A alguém. Na ordem direta: "Os mais exigentes críticos curvaram-se A Harold". Observe que trocar o verbo original pelo verbo curvar não rolou, pois ele AINDA exige a preposição A. Ela não foi permutada (trocada) por outra. Por isso, fora!
c) ...artistas novatos renderam homenagens. → Errado. .“E A Harold artistas novatos renderam homenagens". Quem rende homenagens, rende homenagens A alguém. Não rolou também. A preposição A ainda continua aqui. Na ordem direta: "artistas novatos renderam homenagens A Harold". Fora!
d) ...foram dedicados os melhores papéis. → Errado. Você já pegou: quem dedica, dedica algo (os melhores papéis) A alguém (A Harold). “E A Harold foram dedicados os melhores papéis". A preposição NÃO foi permutada por outra, logo... fora!
e) ...referiam-se sempre os estudiosos. → Errado. Quem se refere, se refere A alguém. “E A Harold referiam-se sempre os estudiosos.". Cortando caminho: fora! (rsrs)
a) ...contracenaram os melhores atores. → Correto. Pessoal, quem contracena, contracena COM alguém. Na reescrita, teríamos: “E COM Harold contracenaram os melhores atores". Na ordem direta: "os melhores atores contracenaram COM Harold". Opa! Aqui, sim, PERMUTAMOS (trocamos) a preposição. Era A, agora é COM. Por atender ao solicitado, este é o gabarito.
Espero ter ajudado.
Bons estudos! :)
questãozinha de regência
Eu jurava que a questão estava pedindo o termo que exigia a preposição "A"
CONTRACENAR exige a preposição COM, neste caso seria a única opção em que a PREPOSIÇÃO A seria substituída por outra.
Questãozinha de filho da p....
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo