Na história do dinheiro, diferentes elementos foram utilizad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2403209 Economia
Na história do dinheiro, diferentes elementos foram utilizados para representar o valor das coisas. Bois, sementes, conchas e outros elementos naturais foram utilizados como moeda em distintas civilizações. No Ocidente, os metais preciosos passam a ser utilizados para a produção de moedas no século VI a.C., quando são cunhadas as primeiras moedas. Durante mais de dois milênios, o meio circulante no Ocidente foi composto fundamentalmente por moedas de ouro, prata e outros metais preciosos, modelo chamado de “padrão ouro”, baseado em moedas de valor intrínseco. Durante o século XX, a quebra do padrão ouro transforma o meio circulante mundial, promovendo a circulação de moedas de valor fiduciário, aceito socialmente por confiança nos agentes emissores.

Os dois atos determinantes para o final do padrão ouro no meio circulante mundial foram as(os)
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a E: decretos de Franklin Roosevelt em 1933 e os de Richard Nixon de 1971.

Os decretos de Franklin Roosevelt em 1933 marcaram o início da ruptura do padrão ouro nos Estados Unidos. Em 1933, Roosevelt emitiu uma série de decretos, incluindo o "Gold Reserve Act", que proibiam a posse privada de ouro e ordenavam que todo o ouro fosse entregue ao governo em troca de dólares. Isso efetivamente encerrou a circulação de moedas de ouro nos EUA.

Os decretos de Richard Nixon em 1971 foram outro passo significativo na direção do fim do padrão ouro. Em resposta a pressões econômicas, Nixon anunciou a suspensão temporária da convertibilidade do dólar em ouro, encerrando efetivamente o padrão ouro internacionalmente. Isso marcou o fim oficial do padrão ouro e levou ao sistema de moeda fiduciária que prevalece hoje, no qual as moedas não têm valor intrínseco, mas são aceitas com base na confiança nos emissores.

Fonte: Chat GPT.

Mas eu estudei sobre Breton Woods e sei que tem a ver sim. Alguem me explica porque estou errada, por favor

Erika, os Acordos de Bretton Woods reforçavam a conversibilidade dólar-ouro. Por outro lado, os decretos presidenciais foram determinantes para seu fim.

O encontro de Bretton Woods foi um marco que redesenhou o funcionamento do capitalismo. Quarenta e quatro paises, inclusive o Brasil, participaram da reunião em New Hampshire (EUA): o mundo vivia a ressaca da crise de 1929,seguida da Segunda Guerra Mundial

O primeiro passo era garantir a estabilidade monetária das nações. O acordo de Bretton Woods definiu que cada país seria obrigado a manter a taxa de câmbio de sua moeda "congelada" ao dólar, com margem de manobra de cerca de 1%. A moeda norte-americana, por sua vez, estaria ligada ao valor do ouro em uma base fixa.

O fim do dólar? - Um dos pilares de Bretton Woods, a conversibilidade dólar-ouro foi posta abaixo pelo presidente norteamericano Richard Nixon, em 1971, diante da grande demanda mundial por ouro. Na medida que o capitalismo se desenvolvia, a moeda dos Estados Unidos tornou-se o dinheiro hegemônico nas reservas mundiais e a referência de todo o sistema financeiro mundial.

Fonte: https://www.ipea.gov.br/

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo