Firewalls são ativos encontrados em vários níveis (borda, r...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2446909 Redes de Computadores
Firewalls são ativos encontrados em vários níveis (borda, rede e host) em um sistema de segurança corporativo. Esses ativos utilizam diversas tecnologias na implementação de suas funcionalidades. Dessa forma, qual é a tecnologia usada em firewalls que permite determinar se uma mensagem de e-mail contém um tipo de anexo não permitido pela política de segurança da organização?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão com base nos conhecimentos sobre firewalls e suas tecnologias. A alternativa correta é B - Firewall de aplicação.

Firewalls são componentes essenciais em sistemas de segurança corporativos, podendo atuar em diversos níveis, como borda, rede e host. Eles utilizam diversas tecnologias para implementar suas funcionalidades e proteger a rede e os dispositivos de ameaças externas e internas.

Para determinar se uma mensagem de e-mail contém um tipo de anexo não permitido pela política de segurança da organização, é necessário um nível de inspeção mais profundo no conteúdo das mensagens. Este papel é desempenhado pelo Firewall de Aplicação.

Vamos entender o porquê da alternativa correta:

Firewall de Aplicação: Este tipo de firewall trabalha na camada de aplicação do modelo OSI, permitindo uma análise detalhada do conteúdo das mensagens e do comportamento das aplicações. Ele é capaz de inspecionar dados de alto nível e detectar se uma mensagem de e-mail contém tipos de anexos específicos, como arquivos executáveis ou scripts, que podem ser proibidos pela política de segurança da organização.

Agora, vamos explicar as outras alternativas para entender por que elas não são as corretas:

Filtragem de pacotes: Este método trabalha em níveis mais baixos, como a camada de rede e transporte, analisando os pacotes de dados individualmente. Ele não tem a capacidade de inspecionar o conteúdo dos e-mails ou identificar tipos de anexos específicos.

Gateways de aplicação-proxy: Embora eles possam fornecer um certo nível de inspeção do tráfego da rede e aplicar políticas de segurança, não são especificamente adaptados para analisar e-mails e seus anexos detalhadamente quanto um firewall de aplicação.

Rede privada virtual (VPN): A VPN é uma tecnologia que permite criar uma conexão segura através de uma rede pública, mas não se destina à inspeção de conteúdo de e-mails ou à aplicação de políticas de segurança específicas para tipos de anexos.

Então, a resposta correta é B - Firewall de aplicação porque ele oferece a capacidade de inspecionar o conteúdo das mensagens de e-mail e aplicar as políticas de segurança necessárias para determinar se um anexo é permitido ou não.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Um firewall de aplicação é um tipo específico de firewall que opera no nível de aplicação da pilha de protocolos de rede. Ele inspeciona e controla o tráfego com base em regras específicas de protocolo de aplicação, oferecendo uma proteção mais granular contra ameaças direcionadas a aplicativos específicos, como ataques de camada 7. Ele pode realizar filtragem de conteúdo, inspeção profunda de pacotes e outras funções para melhorar a segurança de aplicativos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo