Na física de partículas, cíclotron é um equipamento no qual...
Na física de partículas, cíclotron é um equipamento no qual um feixe de partículas sofre a ação de um campo elétrico com uma frequência alta e constante e um campo magnético perpendicular estático. Foi inventado em 1929 por Ernest Lawrence que o usou em experimentos com partículas com 1 MeV (Um Mega elétron-Volt).
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Cíclotron, acessado em 17/08/2018.
Um cíclotron é utilizado na produção de radioisótopos para a realização de exames de tomografia computadorizada. Um desses isótopos, o Flúor-18 ( 18F), possui uma meia-vida (intervalo de tempo após o qual metade dos átomos inicialmente presentes sofreu desintegração) de aproximadamente 1h30min e é separado em doses, de acordo com o intervalo de tempo entre sua preparação e o início previsto para o exame. Imagine que dois pacientes, A e B, irão realizar o exame, A às 15 horas e B às 18 horas.
Se os frascos, contendo os isótopos, são preparados pelo técnico às 13 horas e o frasco com a dose adequada para o exame de um paciente A contém NA átomos de 18F, o frasco destinado ao exame do paciente B deve conter NB átomos de 18F, com: