Paciente de 42 anos apresenta um quadro clínico caracterizad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1932092 Psiquiatria
Paciente de 42 anos apresenta um quadro clínico caracterizado por tristeza profunda. Não tem vontade de sair do quarto nem tomar banho, quase não se alimenta devido a falta de apetite, acredita que tem pouco tempo de vida pela frente, apesar de seus exames clínicos estarem normais, e escuta vozes que dizem que ele não serve para nada e deve se matar. 
Dentre as alternativas terapêuticas abaixo, a mais indicada é:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - Imipramina 150mg + Haloperidol 10mg

O tema central desta questão é a escolha da terapia mais apropriada para um paciente com sintomas graves de depressão e possíveis alucinações auditivas, o que indica um transtorno psicótico associado. Entender as características dos medicamentos psiquiátricos e sua indicação é fundamental.

Justificativa da alternativa correta:

A alternativa A é a correta porque combina um antidepressivo tricíclico, a Imipramina, que é eficaz para tratar a depressão profunda, com o antipsicótico Haloperidol, indicado para lidar com sintomas psicóticos como alucinações auditivas. Esta combinação trata tanto a depressão severa quanto os sintomas psicóticos, que são evidentes no caso descrito.

Análise das alternativas incorretas:

B - Fluvoxamina 50mg: A Fluvoxamina é um antidepressivo da classe dos inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS). Embora eficaz em tratar depressões leves a moderadas, sua dose e natureza não abordariam adequadamente os sintomas psicóticos que o paciente apresenta.

C - Risperidona 2mg: A Risperidona é um antipsicótico atípico que pode ser eficaz em tratar alucinações. No entanto, não é a melhor escolha isoladamente para depressão severa. A questão exige uma abordagem que trate ambos os componentes – depressão e psicose.

D - Nefazodona 50mg: A Nefazodona é um antidepressivo, mas não possui eficácia suficiente para sintomas psicóticos e, além disso, sua segurança está em discussão devido a potenciais efeitos colaterais graves, como hepatotoxicidade.

E - Fluoxetina 20mg: Assim como a Fluvoxamina, a Fluoxetina é um ISRS e, apesar de ser eficaz contra depressão, não é suficiente para depressão profunda com sintomas psicóticos, como neste caso.

Portanto, a opção A é a mais indicada, pois oferece uma abordagem abrangente ao tratar tanto os sintomas de depressão severa quanto os psicóticos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo