No Illustrator 26.31.1, é possível curvar uma reta adicionan...
Tendo em vista essas proposições, a melhor descrição do conceito de “curva de Bézier”, desenvolvido pelo engenheiro francês Pierre Bézier (1910-1999), é a de uma linha curva cuja(o)
Gabarito comentado
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A alternativa correta é a C.
As Curvas de Bézier são fundamentais no design gráfico e na manipulação de imagens vetoriais. Criadas por Pierre Bézier, essas curvas possibilitam a criação de formas suaves e precisas usando uma fórmula matemática. Elas são muito utilizadas em softwares como o Illustrator.
Vamos explorar o porquê de a alternativa C ser a mais adequada:
Alternativa C: Esta alternativa afirma que a forma das curvas de Bézier é derivada matematicamente e não por uma série de vértices conectados. No Illustrator, essas curvas possuem, no mínimo, dois pontos finais e dois manipuladores que podem ser movidos para alterar tanto a direção quanto a inclinação. Isso está correto, pois as curvas de Bézier são definidas por pontos de controle, e os manipuladores permitem ajustar a curvatura de forma precisa.
Agora, vamos analisar o porquê das outras alternativas estarem incorretas:
Alternativa A: Esta opção menciona que a forma e a extensão derivam matematicamente, mas sugere que a curva tem um ponto final editável, o que pode gerar confusão, pois as curvas de Bézier sempre têm dois pontos finais como base.
Alternativa B: Embora afirme que a extensão é gerada matematicamente, a descrição dos manipuladores como podendo ser movidos apenas para alterar a inclinação é limitada. Além disso, não enfatiza a questão dos pontos de controle que definem a forma.
Alternativa D: A extensão gerada por cálculo vetorial, como mencionado, está correta, mas a inclusão de "ao menos um ponto intermediário" não é necessariamente aplicável a todas as curvas de Bézier, tornando essa descrição imprecisa.
Alternativa E: Refere-se ao "raio" derivado por cálculo vetorial, o que não é a terminologia adequada para descrever curvas de Bézier. Além disso, a descrição não abrange adequadamente os manipuladores e os pontos finais, como a alternativa correta faz.
Entender a matemática por trás das curvas de Bézier e como elas são manipuladas através de pontos e manipuladores no Illustrator é crucial para responder corretamente a esta questão.
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