Diversas ferramentas são utilizadas na gestão estratégica e ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (14)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: D
A alternativa D está correta porque descreve de forma precisa o que é o Balanced Scorecard (BSC). Essa ferramenta de gestão estratégica visa integrar medidas financeiras e não financeiras para proporcionar uma visão balanceada do desempenho organizacional. As quatro perspectivas abordadas pelo BSC são:
- Perspectiva Financeira: Envolve métricas como lucro, retorno sobre investimento (ROI) e crescimento de receita.
- Perspectiva do Cliente: Envolve medir a satisfação, retenção e aquisição de clientes.
- Perspectiva dos Processos Internos: Foca na eficiência e eficácia dos processos internos da organização.
- Perspectiva do Aprendizado e Crescimento: Relaciona-se ao desenvolvimento de capacidades e competências dos colaboradores, inovação e melhorias contínuas.
As demais alternativas estão incorretas pelos seguintes motivos:
Alternativa A: Afirma que a matriz SWOT é utilizada exclusivamente para aferir o desempenho de vendas de uma empresa e não se aplica ao serviço público. Isso está incorreto. A Análise SWOT é uma ferramenta de diagnóstico estratégico que pode ser aplicada em qualquer tipo de organização, incluindo o serviço público. Ela analisa Forças e Fraquezas (ambiente interno) e Oportunidades e Ameaças (ambiente externo).
Alternativa B: A metodologia OKR (Objectives and Key Results) é, de fato, uma ferramenta para definir objetivos e estabelecer resultados-chave, mas a afirmação de que ela precisa ser definida de forma top down (de cima para baixo) está incorreta. A metodologia OKR é conhecida por ser flexível e frequentemente incentiva a participação dos colaboradores na definição dos objetivos.
Alternativa C: Contém um erro conceitual ao afirmar que na análise SWOT, as Forças e Ameaças fazem parte do ambiente interno, e as Oportunidades e Fraquezas do ambiente externo. Na verdade, as Forças e Fraquezas são aspectos do ambiente interno, enquanto as Oportunidades e Ameaças pertencem ao ambiente externo.
Espero que essas explicações tenham clarificado suas dúvidas sobre a questão e as ferramentas de gestão estratégica abordadas. Continue estudando, e qualquer dúvida, estou à disposição para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A questão pode ser anulada, não? As alternativas C e D, estão corretas.
Sullivan, a C está incorreta, porque trocaram ameaças e fraquezas. No ambiente externo são oportunidades e ameaças e no interno forças e fraquezas.
a análise SWOT é utilizada na fase do diagnóstico organizacional, consistindo na análise do ambiente interno (forças e ameaças) e do ambiente externo (oportunidades e fraquezas), com o objetivo de nortear a elaboração de estratégias que assegurem o sucesso da organização.
Nunca li que o BSC ''é um processo de definição das estratégias e dos objetivos organizacionais''
Geralmente leio que o BSC é uma ferramenta auxiliadora do planejamento estratégico. Projetado para traduzir e monitorar a missao e visão da organização em ''METRICAS DE DESEMPENHO MENSURAVEIS''...
NOS MEUS RESUMOS APARECE AQUI: BSC NÃO DEFINE ESTRATEGIA E OBJETIVOS. Esse papel é do planejamento estratégico, o qual UTILIZA o BSC.
fui de B e errei.
Alguem tem algo sobre isso?
letra A- Errada
Análise SWOT, buscar entender posição da organização/ ferramenta utilizada etapa diagnóstico organizacional.
Análise ambiente interno ( forças e fraquezas) e ambiente externo ( oportunidades e ameaças)
Serve tanto para serviço privado quanto público.
letra B- nunca ouvi falar
letra C- trocaram os conceitos : ambiente interno( forças e fraquezas) e ambiente externo ( oportunidades e ameaças), por isso está errada.
GAB D
"Assim, Kaplan e Norton desenvolveram uma ferramenta que leva em consideração medidas financeiras (indicadores financeiros) e medidas não financeiras (indicadores estratégicos).
O BSC considera que as medidas (indicadores) podem ocorrem sob quatro perspectivas: Perspectiva Financeira, Perspectiva do Cliente, Perspectiva dos Processos Internos, Perspectiva do Aprendizado e Crescimento. Para cada uma dessas perspectivas são desenvolvidos indicadores."
Fonte: PDF Estratégia
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo