Uma doença febril aguda de curta duração de natureza viral ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão envolve o reconhecimento de uma doença febril aguda, com características específicas, como a curta duração, origem viral, e gravidade que pode levar a insuficiências hepática e renal, resultando em morte em até 12 dias.
A alternativa correta é: B - Febre amarela.
Justificativa: A febre amarela é conhecida por suas fases agudas que podem evoluir para formas graves, afetando o fígado e os rins, causando insuficiência hepática e renal. Essas complicações podem realmente levar à morte em um curto período, como descrito no enunciado.
Análise das alternativas incorretas:
- A - Chikungunya: Embora seja uma doença viral com sintomas febris agudos, a chikungunya geralmente não leva a insuficiências hepáticas e renais graves como a febre amarela.
- C - Dengue: A dengue também é uma doença febril viral, mas suas formas graves estão mais relacionadas à síndrome do choque da dengue e hemorragias, não especificamente insuficiências hepáticas e renais.
- D - Zika: A Zika apresenta sintomas mais brandos, geralmente sem complicações fatais como insuficiências hepáticas e renais.
Para resolver questões como esta, é essencial compreender as características marcantes de doenças infecciosas, especialmente as de origem viral, e suas complicações. Isso facilita a identificação correta das doenças nos enunciados.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Febre amarela
para quem marcou a DENGUE errouuuuuu
Dengue e fígado
“O fígado produz as enzimas AST e ALT, que são consideradas marcadores de lesão hepática. Essas transaminases aumentam significativamente na infecção aguda da dengue e podem ser usadas para determinar a gravidade da doença em casos agudos.", detalha a médica.
Febre Amarela
Conceito: Doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, de evolução abrupta e gravidade variável, com elevada letalidade nas suas formas graves.
Vetor:
- Febre Amarela Urbana, Aedes aegypti
- Febre Amarela Silvestre, Haemagogus
Agente Etiológico: Vírus, arbovírus do gênero Flavivirus, família Flaviviridae.
Transmissão: Vetorial, picada da fêmea infectada
Sintomas: variar desde infecções assintomáticas até quadros graves e fatais.
- Quadro clínico clássico caracteriza-se pelo início súbito de febre alta, cefaleia intensa e duradoura, inapetência, náuseas e mialgia. manifestações de insuficiência hepática e renal
- Nas formas graves, cefaleia e mialgia ocorrem com maior intensidade e podem estar acompanhadas de náuseas e vômitos frequentes, icterícia, oligúria e manifestações hemorrágicas, como epistaxe, hematêmese e metrorragia.
Tratamento:
- sob hospitalização, deve permanecer em repouso, com reposição de líquidos e perdas sanguíneas quando indicado.
- Nas formas graves, o paciente deve ser atendido em unidade de terapia intensiva (UTI), com intuito de reduzir as complicações e o risco de óbito.
A vacina febre amarela-VFA (atenuada) é a medida mais importante e eficaz para prevenção e controle da doença
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo