D. Maria, 28 anos, residente nas proximidades de um Programa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q458821 Enfermagem
D. Maria, 28 anos, residente nas proximidades de um Programa de Estratégia Saúde da Família há 5 anos, procurou a unidade para uma consulta médica, queixando-se de mal-estar geral, dores nas articulações e febre esporádica. O enfermeiro da ESF a informou de que somente as famílias cadastradas naquela unidade poderiam usufruir dos serviços de saúde e a orientou a procurar outra unidade de saúde. Considerando essa situação e de acordo com o Artigo 196 da Constituição Federal, é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A

A alternativa correta é a A. Vamos entender o porquê e analisar o contexto da questão com base na legislação de saúde no Brasil.

De acordo com o Artigo 196 da Constituição Federal, a saúde é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos, e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Isso significa que D. Maria tem o direito de ser atendida na unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF), independentemente de estar cadastrada ou não. A Constituição assegura que o acesso aos serviços de saúde deve ser universal e igualitário.

Agora, vejamos porque as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa B sugere que a descentralização das ações do SUS justifica a orientação do enfermeiro, mas isso não é correto. A descentralização visa melhorar a gestão dos serviços de saúde, mas não limita o direito ao acesso aos mesmos. D. Maria deveria ter sido atendida ou, no mínimo, orientada adequadamente sobre onde poderia ser atendida mais rapidamente.

Alternativa C afirma que as unidades de ESF têm foco em ações preventivas e que, portanto, D. Maria deveria buscar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Embora seja verdade que a ESF priorize ações preventivas, ela também realiza atendimentos básicos de saúde, como consultas. A questão não especifica que D. Maria necessitava de atendimento de urgência, o que invalidaria essa orientação.

Alternativa D afirma que as unidades de ESF priorizam as famílias do seu território, mas isso não impede que outras pessoas sejam atendidas. O princípio do SUS é a universalidade, ou seja, todos têm direito ao atendimento, independentemente de cadastro.

Compreender esses conceitos é essencial para interpretar a legislação em saúde e aplicar corretamente as diretrizes do Sistema Único de Saúde.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Não se pode recusar atendimento..

Idependente de ser cadastrada ou não.

Ela deve ser atendida e orientada quanto ao Posto e seu ACS (da respectiva área) que deve procurar na próxima vez.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo