Com base no texto 'LÉXICO E LEXICALIZAÇÃO', leia as afirmat...
LÉXICO E LEXICALIZAÇÃO
O Léxico é entendido como o conjunto de palavras de uma língua, dispostas em categorias tais como o Substantivo, o Pronome, o Verbo, o Adjetivo, o Advérbio, o Artigo, a Conjunção e a Preposição, numa língua como o Português Brasileiro.
Cada item pertencente a essas categorias representa a lexicalização de um conjunto de traços. Isso torna sem sentido assumir que um Substantivo gera um Advérbio, um Advérbio gera uma Preposição e assim em diante, como se assume comumente nos estudos sobre a gramaticalização.
Durante a aquisição do Léxico, nós provavelmente adquirimos primeiro as categorias e subcategorias cognitivas, tanto quanto a habilidade de combiná-las em diferentes padrões, reunidas nas palavras por convenções sociais. A Lexicalização é o processo de criação das palavras, por meio da etimologia (lexicalização ocorrida na língua-fonte), neologia (lexicalização ocorrida na língua-alvo), derivação (lexicalização ocorrida no interior da língua alvo, por meio do desdobramento de itens previamente existentes), ou por meio de empréstimo lexical (lexicalização ocorrida por contacto linguístico).
Em suma, Lexicalização e Léxico devem ser entendidos num continuum, que vai da cognição pré-verbal para a expressão verbal, da língua-enérgeia para a língua-érgon, interpretando dessa maneira os conceitos formulados por Wilhelm von Humboldt.
(CASTILHO, A. T. Entrevista. Adaptado. Trecho extraído de:
http://bit.ly/303TUme)
Com base no texto 'LÉXICO E LEXICALIZAÇÃO', leia as afirmativas a seguir:
I. Por meio das convenções sociais, é possível desenvolver a habilidade de combinar os diferentes padrões cognitivos que definem a aquisição do léxico de uma língua.
II. Pode-se inferir que o léxico de uma língua é constituído, do ponto vista da organização gramatical, por categorias que levam em consideração traços presentes no interior delas.
Marque a alternativa CORRETA: