Durante a consulta de hipertenso, quando um paciente inform...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão proposta, é necessário compreender o tema de transtornos relacionados ao uso de substâncias, especificamente o uso de álcool. A questão solicita a identificação de uma ferramenta de mensuração que os médicos podem usar para avaliar o consumo de álcool em pacientes.
A alternativa correta é a B - AUDIT.
Justificativa da alternativa correta:
O AUDIT (Alcohol Use Disorders Identification Test) é uma ferramenta desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde para identificar o consumo excessivo de álcool e possíveis problemas relacionados ao uso. Ele é amplamente utilizado em ambientes clínicos para detectar transtornos pelo uso de álcool, sendo considerado um método eficaz e validado.
Análise das alternativas incorretas:
A - FRAUT: Não é uma ferramenta reconhecida para mensuração do consumo de álcool. Pode ter sido confundida com outra ferramenta ou o nome foi alterado.
C - TRAUGE: Similar à alternativa anterior, TRAUGE não é uma ferramenta conhecida ou validada para este propósito.
D - ASTEM: Também não se refere a quaisquer ferramentas conhecidas ou utilizadas na prática clínica para mensuração de alcoolismo.
E - MASNH: Novamente, esta sigla não está associada a nenhuma ferramenta válida para mensurar o consumo de álcool ou diagnosticar problemas relacionados ao uso de álcool.
Ao responder questões de concursos, é importante focar em termos e ferramentas reconhecidas e validadas, como o AUDIT, que é amplamente utilizado e aceito em práticas clínicas e pesquisas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O Alcohol Use Disorder Identification Test (AUDIT) se configura como uma das medidas mais empregadas em todo o mundo para a identificação de grupos de risco e rastreamento do uso inadequado de álcool em amostras clínicas e da população geral (Meneses-Gaya, Zuardi, Loureiro, & Crippa, 2009; Rist, Glöckner-Rist, & Demmel, 2009; Selin, 2006).
Esse instrumento foi originalmente desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde no final da década de 1980, com base em um projeto que envolveu seis países (Austrália, Bulgária, Kênia, México, Noruega e Estados Unidos). O estudo contou com uma amostra de 1.888 participantes classificados, a partir de entrevistas prévias, em três grupos: "não bebedores" (36%), indivíduos abstêmios ou que consumiam bebida alcoólica até três vezes por ano; "bebedores" (48%), aqueles que consumiam álcool ao menos quatro vezes por ano; e "alcoolistas" (16%), pessoas com diagnóstico de alcoolismo, já submetidas ou que estavam em busca de tratamento especializado (Saunders, Aasland, Babor, Fuente, & Grant, 1993).
Referência: https://doi.org/10.1590/S1413-82712013000100013
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo