A anemia faz parte das afecções hematopoiéticas, caracteriza...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: A - aplástica.
A questão aborda o tema das doenças hematológicas, especificadamente a anemia, que é uma das afecções hematopoiéticas. Para resolver essa questão, é necessário entender os diferentes tipos de anemia e suas características.
Anemia aplástica é caracterizada pela hipoplasia ou aplasia da medula óssea. Isso significa que a medula óssea não está produzindo células sanguíneas adequadamente, resultando em pancitopenia (diminuição de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas no sangue). Portanto, ela é a resposta correta, pois a descrição da questão se encaixa perfeitamente nessa condição.
Vamos agora analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
B - ferropriva: Este tipo de anemia ocorre por deficiência de ferro, essencial para a produção de hemoglobina. Não se relaciona com a hipoplasia ou aplasia da medula óssea.
C - falciforme: É um tipo de anemia hereditária causada por uma mutação na hemoglobina, resultando em glóbulos vermelhos em forma de foice. Novamente, não está associada à produção insuficiente de células pela medula óssea.
D - megaloblástica: É causada por deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico, levando a uma produção anormal de glóbulos vermelhos grandes e imaturos. Não se refere a uma falha na medula óssea em si.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
aplástica
A anemia aplástica (AA) ou aplasia de medula óssea é uma doença rara, caracterizada por pancitopenia moderada a grave no sangue periférico e hipocelularidade acentuada na medula óssea, sendo a mais frequente das síndromes de falência medular. Entretanto, seu diagnóstico, por não ser fácil, deve ser de exclusão, tendo em vista que várias outras causas de pancitopenia podem apresentar quadro clínico semelhante ao de aplasia. É uma doença desencadeada por causas congênitas ou adquiridas. Uso de medicamentos, infecções ativas, neoplasias hematológicas, invasão medular por neoplasias não hematológicas, doenças sistêmicas (como as colagenoses) e exposição a radiação e a agentes químicos encontram-se entre as causas adquiridas.
Anemia aplásica
A anemia aplásica ou aplástica é uma doença rara, causada por diminuição ou lesão das células-tronco da medula, lesão do microambiente interno da medula e substituição da medula por gordura.
A lesão das células-tronco é causada pelas células T
do corpo, que medeiam um ataque inadequado contra a medula óssea, resultando em aplasia da medula óssea (i. e.,
hematopoese acentuadamente reduzida). Portanto, além da anemia grave, também ocorrem neutropenia e trombocitopenia significativas.
A anemia aplásica pode ser congênita ou adquirida, mas a maioria dos casos é idiopática (i. e., sem causa aparente).
Infecções e gestação podem ocasioná-la, ou ela pode ser causada por determinados medicamentos, substâncias químicas ou lesão por radiação.
Os agentes que podem produzir aplasia medular
incluem benzeno e derivados de benzeno (p. ex., cola para aeromodelismo, removedor de tinta, soluções de limpeza a seco).
As complicações típicas são infecção e sintomas de anemia
(p. ex., fadiga, palidez, dispneia). Posteriormente pode ocorrer púrpura (formação de hematoma), o que deve ocasionar a
realização de HMG (3-hidroxi-3-metilglutaril)
e avaliação hematológica, se não tiverem sido feitos inicialmente.
Um aspirado de medula óssea revela a medula extremamente hipoplásica, ou até mesmo aplásica (muito poucas células ou nenhuma), substituída por gordura.
Fonte: Brunner 13ªed
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo