Analise as seguintes assertivas em relação ao texto: I. O t...
Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo texto estão citados na questão.
Como cuidar melhor de si mesmo (e dos outros)
Por Anna Rachel Ferreira
(Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/19676/como-cuidar-melhor-de-si-mesmo-e-dos-outros?utm_source=lp#_=_ – texto adaptado especialmente para esta prova).
I. O texto, de uma forma geral, traz um panorama sobre como a pandemia do Coronavírus afetou a vida dos professores e consequentemente a saúde mental destes, apresentando algumas ideias que podem auxiliar a passar por esse momento com menos desgaste. II. É possível depreender do texto que ele tem um tom pessimista em relação à forma como a pandemia vem influenciando a vida dos professores, de acordo com a pesquisa apresentada no segundo parágrafo e os parágrafos seguintes. III. As dicas apresentadas pelo texto são bem restritas e devem ser aplicadas rigidamente para terem efeito positivo na vida dos professores.
Quais estão corretas?
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (1)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
um tom pessimista ou realista? achei que por tá baseado em dados seria realista
O texto não parece pessimista. Fala até em redução de danos.
É muito complicado depender do arbítrio deste tipo de examinador.
III. As dicas apresentadas pelo texto são bem restritas e devem ser aplicadas rigidamente para terem efeito positivo na vida dos professores.
Não são restritas e podem ser aplicadas em outros cenários.
O segredo para acertar essa questão está em uma leitura atenta ao enunciado do item II, posto que os itens I e III são bem tranquilos. Veja:
"É POSSÍVEL DEPREENDER [...]"
A partir do momento em que o examinador usa esses termos, ele não está engessando nenhum raciocínio, mas sim afirmando que é possível chegar nesse.
É fundamental observar que "Depreender" é um comando que me permite ir além daquilo que está explícito no texto. Assemelha-se com expressões como "inferir", "deduzir" e "concluir", já que não limita o leitor somente àquilo que está explícito. Difere, por exemplo, de "extrai-se", já que possibilita, justamente, a análise das "entrelinhas" do texto.
Assim sendo, trago alguns trechos para corroborar a ideia de que é possível, sim, depreender um certo pessimismo em relação à situação dos professores na pandemia:
- Linha 9/10: "É muito angustiante para um professor estar diante da incerteza [...]"
- Linha 12: "Este é um contexto extremamente propício para o aumento da ansiedade [...]"
- Linha 21: "Os professores estão, sim, em risco de sofrer com depressão, angústia e uma série de outros males [...]"
Bons estudos!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo