De acordo com o Decreto nº 7.724/12, constituem condutas il...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (12)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a alternativa A.
Vamos entender o porquê:
De acordo com o Decreto nº 7.724/12, que regulamenta a Lei de Acesso à Informação (LAI), são consideradas condutas ilícitas que ensejam responsabilidade do agente público ou militar, entre outras, a divulgação, permissão de divulgação, acesso ou permissão de acesso indevido à informação classificada em grau de sigilo ou informação pessoal. Essas ações comprometem a segurança da informação e a privacidade dos indivíduos, sendo, portanto, passíveis de sanções administrativas.
A seguir, vamos justificar as alternativas incorretas:
B - Retirar o sigilo à informação para obter proveito pessoal ou de terceiros, ou para ocultação de ato ilegal cometido por si ou por outrem não é uma definição precisa dentro do contexto do Decreto nº 7.724/12. O foco do decreto é sobre a proteção e o acesso indevido, e não sobre a remoção de sigilo visando proveito pessoal, embora tal ação possa ser considerada ilícita sob outras regulamentações.
C - Liberar a revisão de autoridade superior competente informação classificada em grau de sigilo para beneficiar a si ou a outrem, ou em prejuízo de terceiros. Esta alternativa está incorreta porque a revisão de classificação de sigilo é um procedimento regulamentado que deve seguir critérios específicos e não se refere diretamente às condutas ilícitas previstas no Decreto nº 7.724/12.
D - Dispor ou adicionar, por qualquer meio, documentos concernentes a possíveis violações de direitos humanos por parte de agentes do Estado. Esta alternativa está incorreta pois o Decreto nº 7.724/12 e a LAI justamente incentivam a transparência e a exposição de violações de direitos humanos, ao contrário do que é sugerido na alternativa.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A alternativa correta é a alternativa A.Vamos entender o porquê:De acordo com o Decreto nº 7.724/12, que regulamenta a Lei de Acesso à Informação (LAI), são consideradas condutas ilícitas que ensejam responsabilidade do agente público ou militar, entre outras, a divulgação, permissão de divulgação, acesso ou permissão de acesso indevido à informação classificada em grau de sigilo ou informação pessoal. Essas ações comprometem a segurança da informação e a privacidade dos indivíduos, sendo, portanto, passíveis de sanções administrativas.A seguir, vamos justificar as alternativas incorretas:B - Retirar o sigilo à informação para obter proveito pessoal ou de terceiros, ou para ocultação de ato ilegal cometido por si ou por outrem não é uma definição precisa dentro do contexto do Decreto nº 7.724/12. O foco do decreto é sobre a proteção e o acesso indevido, e não sobre a remoção de sigilo visando proveito pessoal, embora tal ação possa ser considerada ilícita sob outras regulamentações.C - Liberar a revisão de autoridade superior competente informação classificada em grau de sigilo para beneficiar a si ou a outrem, ou em prejuízo de terceiros. Esta alternativa está incorreta porque a revisão de classificação de sigilo é um procedimento regulamentado que deve seguir critérios específicos e não se refere diretamente às condutas ilícitas previstas no Decreto nº 7.724/12.D - Dispor ou adicionar, por qualquer meio, documentos concernentes a possíveis violações de direitos humanos por parte de agentes do Estado. Esta alternativa está incorreta pois o Decreto nº 7.724/12 e a LAI justamente incentivam a transparência e a exposição de violações de direitos humanos, ao contrário do que é sugerido na alternativa.
monitor do qconcurso
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo