“Nas duas primeiras décadas do século XX, as incertezas po...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1973527 Educação Artística
“Nas duas primeiras décadas do século XX, as incertezas políticas criaram um clima favorável para o desenvolvimento de uma arte que criticava a cultura europeia e a frágil condição humana diante de um mundo cada vez mais complexo. Surgiram, então, movimentos artísticos que buscavam questionar a civilização contemporânea, como o Dadaísmo e o Surrealismo.” (PROENÇA, 2019, p. 291)
Diante do texto acima, assinale as alternativas V para as alternativas VERDADEIRAS e F para as alternativas FALSAS.

( ) Para o grupo de artistas Dadaístas, a arte perdera todo o sentido racional e lógico em meio à irracionalidade da guerra.
( ) A obra “ Fonte”, de Marcel Duchamp, é um dos exemplos mais complexos da arte surrealista, que, ao questionar os valores da sociedade, passavam também a questionar a própria arte. 
( ) Os Dadaístas propunham que a criação artística se libertasse das amarras do pensamento racional e sugeriam que ela resultasse do automatismo psíquico, por meio da seleção e combinação de elementos ao acaso.
( ) Mais do que a ideia do objeto pronto, deslocado de seu ambiente original para um espaço reservado à arte, o que interessava ao movimento Dadá era também a provocação e o choque que a presença de tal objeto poderia causar em uma exposição, assim como os debates que surgiriam em torno dela.
( ) Na pintura, essa proposta resultou em obras nas quais os artistas usaram o recurso da colagem. O objetivo era satirizar e criticar os valores modernos e inovadores tão prezados pela sociedade, mas responsáveis pelo caos em que a Europa se encontrara.

Marque a alternativa cuja sequência aparece CORRETA:  
Alternativas