Os músculos que geram o movimento articular são chamados de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1293475 Fisioterapia

Os músculos que geram o movimento articular são chamados de agonistas e aqueles que se opõem ao movimento articular ou que promovem o movimento oposto, são chamados antagonistas. Além disso, os músculos são utilizados também como estabilizadores, de modo a contribuir para um movimento específico em uma articulação adjacente, podendo atuar ainda como um neutralizador, momento este em que o músculo se contrai para eliminar um movimento indesejado de outro músculo. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma a respeito das características mecânicas das contrações musculares e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) As contrações isotônicas envolvem desenvolvimento de tensão por parte do músculo para originar ou controlar o movimento articular, proporcionando variação no grau de tensão dos músculos de modo que os ângulos articulares se modifiquem e, pode ser subdividida em concêntrica e excêntrica.

( ) A ação muscular isométrica é aquela em que o músculo gera tensão sem ocasionar mudança visível na posição da articulação.

( ) A contração excêntrica possui menor capacidade de geração de força, devido à redução do número de pontes cruzadas formadas com o aumento da velocidade de contração.

( ) A contração isocinética é a contração muscular dinâmica, na qual a velocidade de movimento é mantida constante e associada a uma sobrecarga muscular, proporcionada por meio do uso de um equipamento específico, são iniciados com um mínimo de resistência, a qual sofre um gradual aumento e, é um tipo de contração que favorece a resistência muscular.

( ) Na contração concêntrica, o músculo é submetido a um torque externo maior do que aquele gerado pelo próprio músculo, e assim ele se alonga durante o momento de contração.

Alternativas