Entre as alterações hidroeletrolíticas, a que se apresenta c...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é B - hiperpotassemia.
Vamos entender o porquê:
Hiperpotassemia, ou hipercalemia, é uma condição em que há níveis elevados de potássio no sangue. Este é um distúrbio eletrolítico grave que pode se tornar uma emergência médica devido ao seu potencial de causar arritmias cardíacas fatais. A hiperpotassemia é frequentemente observada em pacientes com deficiência na função renal, pois os rins são responsáveis pela excreção do potássio. Ela também pode ocorrer em situações de politraumatismo ou acidose metabólica, onde a redistribuição do potássio do meio intracelular para o extracelular é promovida.
Agora, vamos analisar as alternativas incorretas:
A - Hipocalcemia refere-se a níveis baixos de cálcio no sangue. Embora possa causar problemas neuromusculares e cardíacos, não é comumente classificada como uma emergência médica imediata, ao contrário da hiperpotassemia.
C - Hipernatremia é a elevação dos níveis de sódio no sangue. Esta condição pode ser séria, especialmente se desenvolvida rapidamente, mas geralmente está relacionada a problemas de desidratação e não é tão comumente ligada a emergências em pacientes com insuficiência renal, politraumatizados ou acidose metabólica.
D - Hipomagnesemia ocorre quando há baixos níveis de magnésio no sangue. Apesar de poder levar a complicações, como arritmias, não é considerada uma emergência médica tão frequente e direta em comparação com a hiperpotassemia sob as condições mencionadas na questão.
Portanto, B - hiperpotassemia é a resposta correta, pois é a alteração hidroeletrolítica que mais comumente se apresenta como emergência médica nas condições descritas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Fiquei pensando até perceber que hiperpotassemia= hipercalemia
Hipocalcemia nível baixo de cálcio no sangue
Hiperpotassemia -aumento de potássio no sangue.
Hipernatremia- excesso de sódio no sangue que causa a desidratação.
Hipomagnesemia- deficiência de magnésio no sangue.
hiperpotassemia
A hiperpotassemia consiste na concentração sérica de potássio > 5,5 mEq/L, normalmente resultante de menor excreção renal de potássio ou movimento anormal do potássio para fora das células. Em geral, há vários fatores contribuintes simultâneos, incluindo aumento da ingestão de potássio, drogas que prejudicam a excreção renal de potássio e lesão ou doença renal aguda ou crônica. Hiperpotassemia também pode ocorrer na acidose metabólica, como na cetoacidose diabética. As manifestações clínicas costumam ser neuromusculares, resultando em fraqueza muscular e toxicidade cardíaca que, se for grave, pode evoluir para fibrilação ventricular e assistolia. O diagnóstico se faz pela medida da concentração plasmática de potássio. O tratamento pode ser feito pela redução da ingestão de potássio, ajuste de fármacos, uso de resinas de troca de cátions e, nas emergências, administração de gliconato de cálcio, insulina e hemodiálise.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo