Com relação aos diagramas UML, assinale a alternativa que ap...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1933545 Engenharia de Software
Com relação aos diagramas UML, assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome do diagrama que mostra como um conjunto de objetos interage em um processo ao longo do tempo. Ele mostra as mensagens que passam entre participantes e objetos no sistema e a ordem em que elas ocorrem.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a Letra D - Diagrama de sequência.

Os Diagramas de Sequência na UML são ferramentas utilizadas para representar a interação entre objetos em um processo específico através do tempo. Eles são ideais para demonstrar como as mensagens são trocadas entre os objetos participantes, indicando também a ordem temporal dessas interações.

Neste tipo de diagrama, os objetos são representados por linhas verticais, chamadas de linhas de vida, e as mensagens são representadas por setas horizontais. A sequência das mensagens é descrita de cima para baixo, indicando o fluxo ao longo do tempo. Dessa forma, o Diagrama de Sequência não só mostra quem comunica com quem, mas também quando a comunicação acontece no decorrer do processo modelado.

Esse entendimento é crucial no desenvolvimento de software para garantir que as interações entre os componentes do sistema ocorram na ordem correta e para ajudar na identificação de potenciais problemas de design. Com essas informações, podemos entender porque a alternativa D é a correta, reforçando que é o Diagrama de Sequência que melhor representa a interação entre objetos e a ordem temporal das mensagens trocadas no sistema.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Objetos interagindo = Vaza A e B

Ele mostra as mensagens que passam entre participantes e objetos no sistema e a ordem em que elas ocorrem = Vaza C e E.

A = Modelagem Conceitual, Aspectos Estáticos

B = Fotografia do Sistema, Sem Métodos

C = Estados Possíveis de um Objetos

E = Conjunto de Funcionalidades, Interação com ELEMENTOS EXTERNOS e ENTRE SI.

GABARITO D

SEQUENCIA = Captura o comportamento de um único cenário, mostrando vários exemplos de objetos/mensagens que são trocadas dentro de caso de uso. Modela a interação entre os objetos, permitindo visualização da execução de um ponto específico da aplicação, com ênfase na ordem temporal.

Diagrama de classes:

Representação da estrutura e relações das classes que servem de modelo para objetos

Diagrama de sequência:

Representa a sequência de processos num programa de computador. A troca de mensagens entre os objetos

Diagrama de objetos:

Muito parecido com o de classes , porém esse mostra os objetos que foram instanciados nas classes.

Diagrama de estados:

Representa o estado do objeto em determinado momento. Um bom exemplo seria um semáforo, de tantos em tantos minutos ou segundos ele muda de luz , alterando o seu “estado”

Diagramas de casos de uso

Basicamente o diagrama de casos de uso consiste em narrar ou contar uma história de como o cliente ou usuário vai utilizar esse sistema. por exemplo, se eu for sacar dinheiro em um caixa eletrônico, vou ter que inserir meu cartão, digitar minha senha e acessar a transação sacar. A partir disso já é possível desenvolver um diagrama contendo esse processo

✅Gabarito(D)  

A banca foi generosa e não colocou o diagrama de comunicação como opção.

O Diagrama de comunicação está amplamente associado ao diagrama de sequência: na verdade, um complementa o outro. As informações mostradas no diagrama de comunicação com frequência são praticamente as mesmas apresentadas no de sequência, porém com um enfoque distinto, visto que esse diagrama não se preocupa com a temporalidade do processo, concentrando-se em como os elementos do diagrama estão vinculados e quais mensagens trocam entre si durante o processo.

Diferente do diagrama de comunicação, o diagrama de sequência realça a ordem temporal de mensagens.

Fonte: UML 2 - Uma Abordagem Prática - Gilleanes T.A. Guedes - Novatec - 2011

Gabarito D

Informa como é controlado a questão de mensagem entre os individuos do sistema.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo