“O homem passou a viver então a era dos descartáveis, em que...
Lixo
A partir da Revolução Industrial, as fábricas começaram a produzir objetos de consumo em larga escala e a introduzir novas embalagens no mercado, aumentando consideravelmente o volume e a diversidade de resíduos gerados nas áreas urbanas. O homem passou a viver então a era dos descartáveis, em que a maior parte dos produtos – desde guardanapos de papel e latas de refrigerantes, até computadores – é utilizada e jogada fora com enorme rapidez.
Ao mesmo tempo, o crescimento acelerado das modernas metrópoles fez com que as áreas disponíveis para colocar o lixo se tornassem escassas. A sujeira acumulada no ambiente aumentou a poluição do solo, das águas e piorou as condições de saúde das populações em todo o mundo, especialmente nas regiões menos desenvolvidas. Até hoje, no Brasil, a maior parte dos resíduos recolhidos nas grandes cidades é simplesmente jogada sem qualquer cuidado em depósitos existentes nas áreas periféricas.
A questão é: o que fazer com tanto lixo?
(Adaptado. Internet.)
O trecho “desde guardanapos de papel e latas de refrigerantes, até computadores" estabelece a seguinte relação:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (19)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Tema: Interpretação de Texto
A questão apresentada pede para identificar a relação estabelecida no trecho “desde guardanapos de papel e latas de refrigerantes, até computadores”. O foco aqui é entender a progressão ou o contraste entre os itens listados.
Estratégia de Resolução: Ao interpretar essa parte do texto, devemos perceber que o autor começa com itens do cotidiano, geralmente mais simples e comuns, como guardanapos de papel e latas de refrigerante, e termina com um item mais complexo e sofisticado, como computadores. Assim, a relação é entre itens mais comuns e os mais sofisticados.
Alternativa Correta:
C - desde produtos mais comuns aos mais sofisticados.
Essa alternativa está correta porque reflete a progressão de simplicidade para sofisticação nos itens mencionados no trecho. Guardanapos de papel e latas de refrigerante são produtos de uso cotidiano e facilmente acessíveis, enquanto computadores são itens mais sofisticados e complexos.
Análise das Alternativas Incorretas:
- A - desde produtos mais caros aos mais baratos. Esta alternativa está incorreta porque não há indicação de preço no trecho, mas sim de complexidade e sofisticação.
- B - desde produtos menos utilizados aos mais utilizados. Incorreto, pois o texto não menciona a frequência de uso dos produtos, mas sim a variedade e sofisticação.
- D - desde produtos de menor quantidade aos de maior quantidade. Errado, pois a quantidade não é o foco do trecho, e sim a complexidade dos produtos.
- E - desde produtos mais elitistas aos mais populares. Inadequado, pois o termo elitista não se aplica ao contexto apresentado, que trata de complexidade e não de exclusividade social.
Dicas para Futuras Questões: Quando se deparar com listas ou comparações em um texto, preste atenção ao início e ao fim da lista para entender a progressão ou o contraste que o autor deseja destacar. Isso ajuda a identificar rapidamente a relação pretendida.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Ou seja, se você tem um computador em casa, é considerado uma pessoa sofisticada, segundo a FGV!
kkkkk ridículo. essa banca é a pior de todos os tempos !
Algumas podem até ser, mas tem outras que são mais adequadas E não adianta chorar, assim é a FGV :p
acredito que a letra C é a correta porque ele considerou os elementos de forma respectiva,
1º "guardanapos de papel e latas" -> produtos comuns
2º "computador" -> produtos sofisticados
nas outras alternativas a ordem está "invertida" é só reparar
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo