“Até hoje, no Brasil, a maior parte dos resíduos recolhidos ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: FGV Órgão: CODEBA Prova: FGV - 2016 - CODEBA - Guarda Portuário |
Q619025 Português
Texto I 

                                                Lixo

      A partir da Revolução Industrial, as fábricas começaram a produzir objetos de consumo em larga escala e a introduzir novas embalagens no mercado, aumentando consideravelmente o volume e a diversidade de resíduos gerados nas áreas urbanas. O homem passou a viver então a era dos descartáveis, em que a maior parte dos produtos – desde guardanapos de papel e latas de refrigerantes, até computadores – é utilizada e jogada fora com enorme rapidez.

      Ao mesmo tempo, o crescimento acelerado das modernas metrópoles fez com que as áreas disponíveis para colocar o lixo se tornassem escassas. A sujeira acumulada no ambiente aumentou a poluição do solo, das águas e piorou as condições de saúde das populações em todo o mundo, especialmente nas regiões menos desenvolvidas. Até hoje, no Brasil, a maior parte dos resíduos recolhidos nas grandes cidades é simplesmente jogada sem qualquer cuidado em depósitos existentes nas áreas periféricas.

      A questão é: o que fazer com tanto lixo?

                                                                                             (Adaptado. Internet.)
Até hoje, no Brasil, a maior parte dos resíduos recolhidos nas grandes cidades é simplesmente jogada sem qualquer cuidado em depósitos existentes nas áreas periféricas".

Ao lermos “até hoje", o termo “hoje" se refere 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão é uma questão de coesão, especificamente, de coesão exofórica. A coesão feita por meio anáfora (recuperação de um termo já mencionado) e catáfora (antecipação de um termo que será mencionado) é estabelecida dentro do texto. Ela é dita endofórica por ocorrer textualmente.

A coesão exofórica refere-se aos contextos situacionais de uma dada interação. A dêixis é formada por um conjunto de palavras ou expressões relacionadas ao tempo e ao espaço como os advérbios de lugar (aqui, aí, ali, cá e lá), os advérbios de tempo (agora, ontem, hoje, amanhã) e os determinantes e pronomes demonstrativos (este, esse, aquele, isto, isso e aquilo).

No texto, o advérbio de tempo hoje indica um momento temporal cuja identificação deve ser feita levando em consideração o interlocutor (quem fala), a situação comunicativa por ele instaurada e o respectivo contexto. Não há referência dentro do texto para a identificação de uma data.

Subentende-se que não havia, até o momento da enunciação, a recolha da maior parte dos resíduos sólidos. O hoje, portanto, refere-se ao momento em que o texto foi produzido, porque o que ele recupera é a situação comunicativa instaurada pelo interlocutor no momento da elaboração do texto.

Uma outra forma de ler o trecho é “Até o dia em que escrevo este texto, no Brasil, a maior parte dos resíduos recolhidos nas grandes cidades é simplesmente jogada sem qualquer cuidado em depósitos existentes nas áreas periféricas."

Embora a situação permaneça a mesma em relação à política de resíduos sólidos, o termo hoje não faz referência aos dias atuais (letra A), já que ele expressa uma informação do contexto situacional de elaboração do texto. A alternativa B também pode ser descartada, pois a situação poderia ser modificada entre a elaboração do texto e seus futuros leitores. Os marcos temporais citados nas alternativas D e E (Revolução Industrial e início do século XXI) não são recuperados pelo advérbio de tempo. 

O advérbio de tempo hoje é um elemento dêitico que faz referência ao momento de produção do enunciado. A alternativa correta, portanto, é a letra C.

Gabarito da Professora: Letra C.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Não é possível afirmar em que época exata o texto foi escrito (erro da alternativa A), logo a única afirmativa que está absolutamente correta é a letra C.

Questão tão idiota que me fez errar...

Somos 2 Hugo. FGV adora essa pergunta, só perde para as de "alteração de sentido". ¬¬

Ao "pé da letra",dia em que a questão foi reformulada "hoje"! Vish!

Francamente! Estas provas da FGV têm o gabarito super questionável.  A resposta é quase sempre a interpretação de quem elaborou as questões, mas não dá para dizer que outras alternativas estejam erradas. Se perguntar para o autor do texto, era bem capaz de ele responder A.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo