Uma paciente de 73 anos, sexo feminino recebeu diagnóstico d...
Uma paciente de 73 anos, sexo feminino recebeu diagnóstico de tumor estromal gastrointestinal positivo de transição anorretal. A ressonância magnética mostrou lesão de 3 x 2,5 x 2,3 cm, com acometimento de camada muscular e extensão à gordura adjacente.
Foi avaliada por cirurgião oncológico, que considerou que a cirurgia teria risco de perda de continência fecal ou de colostomia definitiva.
Em relação à possibilidade de tratamento pré-operatório para essa paciente, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) É recomendável solicitar a pesquisa de mutações em KIT e PDGFRA, uma vez que a presença de mutações específicas está associadas ao grau de resposta ou à resistência primária ao tratamento com imatinibe
( ) A realização de um novo PET-CT, com 2 a 4 semanas após o início do tratamento com imatinibe, pode ser um indicativo da sensibilidade do tumor ao tratamento
( ) A cirurgia pode ser programada para 3 a 4 meses após o início do imatinibe, que é quando costuma ocorrer a resposta máxima ao tratamento.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,