Um recém-nascido, um termo, apresentado, imediatamente ao n...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2020 Banca: IADES Órgão: SES-DF Prova: IADES - 2020 - SES-DF - Grupo 001 |
Q1673056 Medicina
Um recém-nascido, um termo, apresentado, imediatamente ao nascimento, hepatomegalia e bolhosas em regiões palmares e plantares, bilaterais. A mãe não fez pré-natal. O Veneral Discase Laboratory (VDRL) materno, na admissão hospitalar para o nascimento, foi = 1/64.
Com base nesse caso e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.
Síndrome nefrótica é uma das complicações nefrológicas dessa doença.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão apresentada, é importante compreender o contexto e os conhecimentos médicos relacionados à pediatria e neonatologia. O enunciado descreve um recém-nascido com hepatomegalia e lesões bolhosas nas regiões palmares e plantares. Além disso, a mãe não realizou pré-natal e apresentou um VDRL de 1/64, indicando uma infecção ativa por sífilis. Esses dados sugerem um quadro de sífilis congênita.

A sífilis congênita ocorre quando a sífilis é transmitida da mãe para o bebê durante a gravidez. As manifestações clínicas incluem, como mencionado, hepatomegalia e lesões cutâneas. Entre as complicações nefrológicas da sífilis congênita, podemos encontrar a síndrome nefrótica.

Na questão, somos levados a julgar a afirmação de que a "síndrome nefrótica é uma das complicações nefrológicas dessa doença".

Alternativa Correta: C - Certo

A alternativa correta é "C - Certo", pois a síndrome nefrótica pode realmente ser uma complicação da sífilis congênita. A doença pode levar a alterações renais significativas, incluindo proteinúria maciça, que caracteriza a síndrome nefrótica.

Justificativa da Alternativa Correta: A sífilis congênita pode comprometer vários órgãos, incluindo os rins. A presença de proteinúria e alterações na membrana basal glomerular pode culminar na síndrome nefrótica, suportando a veracidade da afirmação.

Análise da Alternativa Incorreta: A lógica para considerar a alternativa "E - Errado" como incorreta baseia-se na validação médica de que a síndrome nefrótica, de fato, está associada à sífilis congênita em algumas circunstâncias clínicas, validando a possibilidade de tal complicação nefrológica.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A afirmativa está incorreta. A síndrome nefrótica não é uma das complicações nefrológicas da doença em questão. O texto apresenta informações que indicam a possível presença de sífilis congênita no recém-nascido, como a presença de hepatomegalia e bolhas nas mãos e pés, além do VDRL materno positivo. A sífilis congênita pode causar diversas complicações, tais como anemia, icterícia, meningite, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e alterações ósseas. No entanto, a síndrome nefrótica não é uma dessas complicações. A síndrome nefrótica é um conjunto de sinais e sintomas que ocorrem devido a uma lesão nos glomérulos renais, resultando em perda excessiva de proteínas pela urina e edema (inchaço) generalizado.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo